Pode guardar queijo na geladeira? Saiba o que fazer para ele não estragar

Um dos ingredientes mais antigos da história, o queijo teve suas primeiras produções a partir de 5000 a.C., com os sumérios, no sul da Mesopotâmia. Desde essa época, as formas de conservação eram essenciais para não desperdiçar leite.

Curiosamente, foi a necessidade de transportar o líquido que deu origem aos queijos. As primeiras embalagens eram bolsas desenvolvidas a partir dos estômagos das vacas.

Sob a ação da fermentação nesse armazenamento o leite coalhava. Despejado num molde, este produto, mais tarde, se transformaria em queijo.

Com o tempo, os métodos, claro, evoluíram e a conservação das variedades que surgiram desde então hoje deve seguir uma série de regras. Veja como deixar seus queijos sempre ideais para consumo.

Queijo vai na geladeira?

Para conservar queijos, a primeira dica dos especialistas no assunto é justamente não exagerar na quantidade que você leva para casa para poder consumir o mais fresco possível.

Além disso, queijos com mofo branco (como brie e camembert) e mofo azul (como gorgonzola e roquefort) podem contaminar outros produtos.

Na hora de conservar em casa, é bom colocá-los dentro de embalagens plásticas, separados dos outros, e só depois colocar na gaveta de laticínios ou na de legumes, que são locais mais úmidos, com temperaturas entre 4°C e 6°C. Isso aumenta a umidade do ambiente e permite que os queijos durem mais tempo e a medida de isolamento também ajuda a não deixar que o aroma do queijo domine a geladeira.

Nunca se deve deixá-los abertos dentro do refrigerador. Aconselha-se mantê-los no papel original para que eles não ressequem e possam respirar, garantindo uma vida útil mais longa.

Continua após a publicidade

Antes da degustação, recomenda-se retirar os alimentos da geladeira entre 30 minutos e 1 hora antes do consumo. Desta forma poderá aproveitar ao máximo os aromas únicos de cada tipo de queijo.

E no congelador?

Não é recomendado congelar queijos, pois isso altera as propriedades que interferem na textura e no sabor.

Porém, se comprou muitos queijos e tem medo de que se percam, pode congelá-los, no papel original, se estiver suficientemente limpo. Você pode então cozinhá-los em molho, gratinado ou derretido sem problemas. Tenha cuidado, porém, para não congelar o queijo previamente descongelado.

Com que recipientes eu guardo?

É possível armazenar os queijos em um recipiente de vidro na geladeira. Recomenda-se embalá-los individualmente, sem misturar os tipos de queijo, mantendo cada tipo em seu respectivo recipiente.

Continua após a publicidade

Tempo de armazenamento

O tempo médio de armazenamento depende do tipo de queijo. Em dúvida, pergunte a um queijeiro ou vendedor.

Fontes: Centro Nacional Interprofissional para a Economia Leiteira (CNIEL); chef Bruno Cabral e Luciano Almendary

*com informações de matéria publicada em 27/03/2014

Deixe seu comentário

Só para assinantes