Maior trilha circular do mundo vai ficar em Portugal e terá 3 mil km

O território português poderá ganhar a maior trilha circular do mundo, com cerca de 3.000 mil km de extensão, nos próximos três anos. É o que almeja o projeto Palmilhar Portugal, uma iniciativa que deverá partir de Alcobaça e já conta com o apoio do Turismo do Centro de Portugal, a autoridade local responsável.

À agência Lusa, o CEO do Palmilhar, Ricardo Bernardes, adiantou que o percurso deverá atravessar entre 90 e 100 cidades, contemplando o litoral, além das fronteiras norte e sul do país, em uma volta completa — 360º — pelo país.

O primeiro trecho será inaugurado já no final de julho em Alenquer, a cerca de 40 minutos de Lisboa, de acordo com informações do jornal português Expresso. O foco desta etapa da trilha será explorar as paisagens dos moinhos e vinhedos da região.

Para os meses seguintes estão previstas as inaugurações de outros quatros trechos no Alentejo, três na região central de Portugal, e dois nas terras de Trás-os-Montes. Ao todo, o Palmilhar planeja implementar 15 partes da sua trilha em anel até o fim de 2024, mas o sucesso da empreitada depende da adesão dos municípios, ponderou Bernardes ainda à agência.

Atualmente, o Palmilhar está em fase de negociação de contratos com as administrações municipais por onde pretende passar, já que depende da colaboração de cada cidade para a delimitação dos percursos e elaboração de pacotes de experiências que os visitantes poderão ter em cada parada do circuito.

A estimativa é que seja realizado um investimento de 3,5 milhões de euros (R$ 20 milhões) para implementar todas as rotas, já que elas devem sempre se ater a terrenos públicos, asfaltados e exclusivos a pedestres — algumas ainda deverão ser acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes. Isto porque o foco do projeto não está 100% na prática de esportes, como em outros locais.

Continua após a publicidade

O percurso circular deverá sediar eventos de caminhada, mountain bike, trilhas, atividades escolares, competições e experiências gastronômicas além de conectar os praticantes com atrações das cidades como visitas a museus. Assim, o Palmilhar é uma aposta não só de saúde e bem-estar, mas como de turismo sustentável para apresentar as belezas naturais de Portugal, seu patrimônio histórico, cultura e tradições, de acordo com a organização.

O site do projeto ainda adianta que, em breve, será disponibilizado um aplicativo para celular onde os futuros visitantes poderão customizar os pacotes de experiências que gostariam de realizar ao longo do caminho. A ideia é que a plataforma seja interativa, notificando os usuários a respeito de informações sobre sua próxima parada, mas também permitindo que os pedestres adicionem dicas e divulguem curiosidades sobre suas rotas.

Como forma de conquistar o viajante, o app ainda contará com um passaporte digital que registrará todos os percursos já completados pelo usuário. Também será disponibilizado um passaporte físico da trilha, que será carimbado em cada parada, segundo a revista portuguesa Nit. É possível assinar a newsletter para receber atualizações sobre o Palmilhar no site palmilharportugal.pt.

Deixe seu comentário

Só para assinantes