Simpatias para atrair amor e achar casa nova contam com ajuda dos santos
Não são apenas as danças, a música e a comida que ganham evidência nesta época do ano: as crendices populares ressurgem com força, fazendo com que o mês junino seja recheado de simpatias e adivinhações. Tudo por "culpa" da divina trindade da época, os santos celebrados neste mês: Santo Antônio, São João e São Pedro, nos dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.
A exemplo do Ano-Novo, os festejos do mês são o período propício para as simpatias que recorrem aos santos serem postas em prática. Só que o apelo religioso nem sempre existiu. Como salienta a professora de educação do Senac EAD, Cassia Regina Gonçalves dos Santos, mestre em História Social, as festas juninas têm raízes em celebrações pagãs, cujo objetivo era homenagear o solstício de verão, prática comum no Hemisfério Norte.
Com a cristianização da Europa, essas tradições foram incorporadas às comemorações dos santos católicos. Chegaram ao Brasil trazidas pelos portugueses durante o período colonial e sofreram influências dos rituais indígenas e africanos, tornando-se uma das festividades mais populares do país
Cassia Regina Gonçalves dos Santos
Segundo ela, as simpatias desempenham papel importante neste mês pois são "práticas folclóricas com toques de fé e esperança, que fazem parte da rica tradição das festas juninas no Brasil". Sem contar que vão além dos desejos amorosos, abrangendo anseios por saúde, prosperidade, sorte e proteção, e fazem referência à religiosidade, à cultura e à história. Conheça algumas simpatias e o que há por trás delas.
Ajuda de Santo Antônio, o casamenteiro
O primeiro do trio junino a ser celebrado é Santo Antônio, festejado em 13 de junho. Conhecido como o "santo casamenteiro", é famoso por interceder em questões amorosas.
- Simpatia para encontrar um novo amor: no dia 13, amarre uma fita vermelha ao redor de uma imagem pequena de Santo Antônio. Enquanto executa os nós, faça seu pedido de maneira sincera, rogando ao religioso que ajude a concretizar seu desejo. Depois, vire a imagem do santo de cabeça para baixo, mantendo-o assim dentro de um copo ou qualquer outro recipiente, até que o pedido seja realizado. Quando isso acontecer, desvire o santo e desate os nós da fita.
De acordo com Cassia Regina, do Senac EAC, a fita vermelha é símbolo universal do amor e da paixão e expressa o desejo de atrair um relacionamento amoroso. Já os nós representam o pedido ou uma característica que se deseja encontrar no futuro par. "A inversão da imagem de Santo Antônio simboliza a entrega do pedido ao santo e a espera por sua resposta". Desvirar a imagem e desfazer os nós mostra a gratidão à ajuda do santo.
- Banho de Santo Antônio para encontrar o mozão: também no dia 13 de junho, compre um copo novo e encha-o com água. Acrescente três pitadas de sal e um botão de rosa vermelho. Deixe a flor até que murche. Depois, tome um banho com essa mesma água e repita 13 vezes a frase: "Santo Antônio, Santo Antônio, mande um Antônio para mim".
Conforme observa Cássia, os elementos envolvidos traduzem a crença na busca por um amor verdadeiro. Além disso, as referências ritualísticas, como a repetição da frase, reforçam os desejos e intensificam o sentimento de fé e aumentam as chances de encontrar esse novo amor.
Adivinhações e proteção de São João
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberO segundo e mais famoso dos juninos é São João, festejado em 24 de junho e associado a várias simpatias que envolvem adivinhações amorosas. Primo de Jesus Cristo, João Batista ocupa um papel de destaque na festa junina, tanto que foi ele quem deu o nome ao período — festas juninas eram, antes, 'joaninas'.
- Simpatia para saber o nome do pretendente: na noite de São João, escreva os nomes de vários pretendentes em pequenos pedaços de papel. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou bowl com água. O papelzinho que desenrolar primeiro indicará o nome do mais provável novo parceiro.
A consultora espiritual Kelida Marques lembra que essa simpatia "tem raízes no folclore e nas tradições populares, que associam a festa de São João a rituais de amor e adivinhação". A água simboliza a pureza e a fluidez dos sentimentos, com a ideia de que seu movimento natural revele o destino amoroso de alguém, guiado pela proteção e benção do padroeiro.
Luís da Câmara Cascudo, em seu livro "Superstição no Brasil" (Ed. Global Editora), expõe ainda a referência ao oráculo dos semideuses Pálices, na antiga Itália, que transmitiam as respostas aos consulentes que enviavam perguntas em papéis jogados em um lago sulfuroso de diferentes maneiras — abrindo-os, conservando-os fechado, inutilizando-os e assim por diante.
- Banho para receber a proteção do santo: na véspera de São João, dia 23, coloque cravos-da-índia, folhas de alecrim e manjericão em uma bacia com água. Deixe a mistura descansar. No dia de São João, tome um banho e, depois, jogue toda a mistura do pescoço para baixo, pedindo por proteção ao beato.
Essa simpatia combina elementos da natureza, com a fé em São João para criar um ritual de purificação e proteção. As ervas usadas têm propriedades purificadoras e protetoras, enquanto o banho ritualístico é um ato de renovação e limpeza espiritual, fortalecendo o campo energético e afastando influências negativas
Kelida Marques
Conquistas com forcinha de São Pedro
Já no final do mês junino comemora-se São Pedro, em 29 de junho. Conhecido como o "chaveiro do céu" e protetor dos lares, sua fama decorre de seu grande papel na religião, já que é o fundador da igreja católica. Nas crendices, ele apoia assuntos do lar, profissionais e amorosas.
- Simpatia para conseguir uma casa nova: exatamente no dia de São Pedro, 29 de junho, coloque uma chave nova debaixo do travesseiro, embrulhada em um papel branco, com três pedidos e uma descrição detalhada de como deseja sua casa nova. Deite-se e mentalize São Pedro e seus anjos procurando esse lar dos sonhos durante toda a noite.
A professora de Educação do Senac EAD observa que a chave simboliza abertura e novos começos na cultura popular. Já o papel branco representa pureza e a clareza dos desejos. "Os três pedidos detalhados sobre a casa ideal e a descrição minuciosa são recursos que intensificam a visualização e a energia do pedido", detalha Cassia Regina. São Pedro é santo envolvido por ser a pessoa que, pela tradição religiosa, possui as chaves do paraíso.
- Simpatia para encontrar um(a) noivo(a): também no dia de São Pedro, a pessoa que sonha com um mozão deve jejuar durante todo o dia, mas sempre separar um pouco de cada refeição, guardando para mais tarde. À noite, deve preparar uma mesa no próprio quarto, como se estivesse esperando um convidado, e comer o que estava separado. Durante a noite, é esperado visualizar a pessoa nos sonhos, sentando-se à mesa para fazer companhia. Se esse convidado também comer, será a pessoa com quem vai se casar.
A ligação de comida com relacionamento amoroso pode estar nas tradições de casamento na Grécia e na Itália antigas, como mostra Luís da Câmara Cascudo, no livro "Superstição no Brasil" (Global Editora).
Antigamente, a comida era símbolo forte de vida em comum e compromisso matrimonial — o que justifica, também, a tradição da partilha do bolo de casamento entre os noivos. Assim, o ato de compartilhar a comida em sonho resgata a parte dos cerimoniais antigos, em que a noiva ingeria alimentos específicos após o cerimonial, na residência do recém-marido.
Simpatias são práticas folclóricas com toques de fé e esperança. São mais do que simples rituais: são formas de expressão cultural que revelam crenças, desejos e a busca por um futuro positivo
Cassia Regina Gonçalves dos Santos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.