Chef americano premiado, James Kent morre aos 45 anos
O mundo da gastrononomia amanheceu com a triste notícia da morte de James Kent, um dos chefs mais celebrados dos Estados Unidos, aos 45 anos. Comandante do Saga — duas estrelas Michelin —, ele representa uma geração célebre de cozinheiros de Nova York.
A notícia foi dada no perfil oficial do Saga na noite deste sábado (15):
"Estamos de coração partido ao anunciar que James Kent faleceu, inesperadamente, hoje cedo. A família do Saga Hospitality Group está focada em nos apoiarmos uns aos outros e principalmente Kelly, Gavin e Avery pela perda. Crown Shy, Saga e Overstory estarão fechados amanhã: domingo 16 de junho."
Relacionadas
Ao final da mensagem, os colegas de Kent pedem que o público celebre o Dia dos Pais (comemorado nesta data nos EUA) com seus entes queridos.
Kent deixa esposa e dois filhos adolescentes. A causa da morte não foi revelada.
Carreira estrelada
Além das duas estrelas Michelin para o Saga, Kent também exibia uma estrela da mesma honraria em seu Crown Shy. Recentemente, seu bar, Overstory, foi escolhido o terceiro melhor da América do Norte pelo 50 Best Bars.
Antes do grupo, Kent esteve ao lado de Daniel Humm e Will Guidara como chef executivo do também premiado Nomad. Em 2010, foi chef do igualmente celebrado Eleven Madison Park — mesmo período em que foi o vencedor do Bocuse D'Or norte-americano. Em 2011, ficou em décimo lugar entre o ranking geral dos chefs no maior prêmio da categoria.
Seu grupo se preparava para grandes aberturas nos próximos meses. Entre elas, cinco restaurantes em parceria com a loja parisiense Printemps.
Colegas lamentam
A morte causou comoção entre os colegas e amigos de cozinha. Um dos maiores nomes da gastronomia mundial, Alain Ducasse prestou suas condolências no Instagram:
Outra homenagem foi a da chef brasileira Janaína Torres:
Mais chefs brasileiros lamentaram nos comentários das redes sociais, como Manu Buffara e Dona Carmem Virginia.