1 km/minuto ou até o fundo do mar: os elevadores mais incríveis do mundo
É fã de turismo nas alturas? Pois nem só de escalada, rapel e outros esportes radicais precisa viver a sua programação: estes elevadores oferecem experiências únicas e — algumas delas — alucinantes em diferentes pontos do globo.
Conheça a seleção dos 12 mais impressionantes elevadores do mundo eleitos pela edição francesa da revista Architectural Digest:
1. Taipei 101, em Taipei, em Taiwan
O ex-prédio mais alto do mundo — ele perdeu o título para o Burj Khalifa, em Dubai, em 2007 — também é considerado a construção com um dos elevadores mais rápidos do planeta. Com mais de 500 metros de altura sobre a capital de Taiwan, a torre do centro financeiro possui 61 elevadores Toshiba que viajam a 60,6 km por hora, cobrindo 1.010 metros em um minuto, de acordo com a reportagem do jornal Toronto Star.
Para efeito de comparação, o atual elevador mais rápido do mundo, da Hitachi, fica no Guangzhou CTF Finance Centre, na China, e viaja no máximo 1.260 metros em um minuto.
2. TK Elevator, em Rottweil, na Alemanha
A torre de 246 metros de altura que já abocanhou diversos prêmios de arquitetura, engenharia e design serve exatamente para o que seu nome sugere: testar, certificar e controlar elevadores de grande velocidade fabricados pela empresa TK, em especial o MULTI, elevador sem cabos da companhia se que movimenta na vertical e na horizontal.
Além de seus 12 poços para testes, o projeto de Helmut Jahn e Werner Sobek inaugurado em 2017 se tornou uma atração turística inesperada já que possui a mais alta plataforma de observação de vidro da Alemanha, que oferece vista panorâmica 360º da região de paisagens de tirar o fôlego, como a Floresta Negra e os Alpes Suábios.
3. Elevador Kone Lantern, na World Expo 2010, em Xangai, na China
Instalado em 2010 no pavilhão finlandês da Exposição Universal, em Xangai, o elevador de vidro da gigante do ramo KONE é inspirado em lanternas, segundo a AD. Concebido para melhor fluidez de tráfego, ele encantou visitantes por mais parecer uma escultura luminosa que parecia flutuar na paisagem urbana. Parte da obra usou ainda madeira finlandesa, além de tecnologia de ponta, que reinterpretou o formato "aquário".
4. Monte de San Pedro, La Coruña, na Espanha
Um elevador panorâmico e futurístico à beira de uma colina, a estrutura do Monte San Pedro tem formato esférico e corre sobre trilhos, como uma espécie de trem pendurado no paredão rochoso. Suas paredes de vidro permitem vistas de tirar o fôlego da região histórica de cânions e, também, do oceano.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberAtualmente, o elevador encontra-se temporariamente fechado para reparos, segundo as autoridades de turismo de La Coruña, desde que quebrou em março de 2023. Segundo o jornal espanhol La Opinión, foi previsto que seu fechamento se estenderia, ao menos, até 2025.
5. Skylon Tower, nas Cataratas do Niágara, no Canadá
Apelidados de "yellow bugs" ou "insetos amarelos", os elevadores de vidro da Skylon Tower levam turistas ao ponto máximo para observar as belezas naturais das Cataratas do Niágara, uma das atrações naturais mais famosas do Canadá. A subida de cerca de 150 metros dura apenas 57 segundos, mas costuma divertir os turistas.
Ao chegar ao topo, o visitante encontra um restaurante giratório que dá voltas completas, 360º, fliperama e cinema 4D.
6. Elevador dos Cem Dragões, em Bai Long, na China
Considerado o elevador ao ar livre mais alto do mundo, o Elevador dos Cem Dragões chega a impressionantes 326 metros junto aos cânions do Parque Nacional de Zhangjiajie, em Bai Long, na China. Sua paisagem é tão distintiva — e com uma única atmosfera de outro mundo — que ele serviu de cenário para o filme Avatar (2009), de James Cameron.
De acordo com o Guinness World Records, que atestou o recorde, apenas 171,4 metros do elevador de vidro estão acima do nível do solo, já que ele foi construído junto ao paredão rochoso de um penhasco de quartzito. Todo o passeio dura entre 1:32 minuto e 1:58 minuto; cada um dos três elevadores do complexo pode carregar 46 pessoas a uma velocidade de três metros por segundo — transportando até 18 mil pessoas por dia.
7. Elevador Santa Justa, em Lisboa, em Portugal
Construído entre 1898 e 1902 pelo engenheiro português de origem francesa Raoul Mesnier du Ponsard, aluno de Gustave Eiffel (sim, o responsável pela torre parisiense), o Elevador Santa Justa liga a Baixa — seu centro comercial — às porções mais elevadas dos bairros de Chiado e Bairro Alto.
Feito em ferro, o elevador de estilo neogótico com cabines revestidas em madeira leva seus viajantes a um mirante a 45 metros de altura para observar uma vista privilegiada da Lisboa Pombalina, com suas construções históricas.
8. Elevador Hammetschwand, em Bürgenstock, na Suíça
O elevador ao ar livre mais alto da Europa fica na Suíça e tem estrutura vertical de 153 metros paralela ao paredão rochoso do monte Bürgenstock. O passeio no Hammeltschwand oferece uma vista impressionante dos Alpes Suíços e do Lago dos Quatro Cantões em Lucerna, mas não é só: quem pretende visitar o elevador encontra na região diversas trilhas para chegar lá, entre elas a Felsenweg — criada entre 1900 e 1905, que leva ao ponto culminante de Lucerna a 1.128 metros de altitude.
9. Elevador Lacerda, em Salvador, no Brasil
Assim o lisboeta Santa Justa, o Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador em uma subida de 72 metros. Construído entre 1869 e 1873, ele funcionou com mecanismo hidráulico até 1906, quando passou a utilizar eletricidade. Em 1930, segundo a AD, ele passou por uma reforma em estilo Art Déco que o ampliou a sua altura atual. (Anteriormente, o percurso tinha 63 metros).
Segundo a historiadora Consuelo Novais Sampaio, em seu livro "50 anos de urbanização: Salvador da Bahia no Século XIX", o Lacerda já foi o mais alto elevador do mundo, na época da sua inauguração. Mesmo com o recorde lá no passado, ele continua sendo uma atração imperdível, especialmente por dar aos turistas uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
10. Tauchgondel, no Mar Báltico, costa Nordeste da Alemanha
A lista também tem elevador submarino: com 50 toneladas e parte de sua estrutura no fundo do oceano, o Tauchgondel permite aos visitantes explorar a vida subaquática. No entanto, porque os plânctons podem frequentemente atrapalhar a visibilidade, ele ainda oferece cinema 3D no seu interior onde o turista pode assistir filmes sobre a região.
O déque de visitantes está localizado a quatro metros de profundidade e apenas um metro sobre o fundo do mar. Ali, guias oferecem uma introdução ao habitat do Mar Báltico e apresentam ao público os animais (peixes, águas-vivas, caranguejos, mariscos e plantas que vivem nas águas dependendo da época do ano. Cada cápsula ou observatório, construído em estilo vitoriano, pode levar até 24 passageiros.
11. Gateway Arch, em St. Louis, nos EUA
Este arco em aço inoxidável é, na verdade, um elevador de 192 metros de altura na margem oeste do rio Mississipi, no estado americano de Missouri. Projetado como uma espécie de trem — ou passarela elevada com ares de roda-gigante — pelo arquiteto fino-americano Eero Saarinen em 1947, o Gateway Arch possui múltiplos elevadores em formato de ovo para até 12 passageiros.
A subida equivalente a de um prédio de 63 andares oferece vista privilegiada da cidade durante 45 a 60 minutos na estrutura.
12. Skyview Ericsson Globe, em Estocolmo, na Suécia
A Avicii Arena é um popular espaço de eventos para até 16 mil pessoas em Estocolmo — e um dos maiores prédios esféricos do mundo. Mas ele possui uma atração curiosa na sua superfície: o Skyview Ericsson Globe, dois elevadores de vidro que "escalam" as paredes da arena e oferecem vista de 360º do topo da estrutura, a 85 metros de altura.
Até 24 visitantes (12 por gôndola) podem chegar ao cume por vez nas construções de sete toneladas.
Deixe seu comentário