Neve 5 vezes ao ano e 50 geadas: como é Urupema, a cidade romântica de SC
Considerada uma das cidades mais frias do Brasil, Urupema atrai turistas que procuram um lugar com um clima romântico para o inverno. Segundo a prefeitura, o município registra em média cerca de 50 geadas e neve cinco vezes por ano.
Urupema, palavra do tupi, é uma espécie de peneira feita de fibras, também usada como instrumento de pesca por povos indígenas. A cidade foi fundada, sob o nome de Sant'Ana, em 25 de março de 1918, e só foi emancipada em 4 de janeiro de 1988.
Localizada na serra catarinense, Urupema tem 2.656 habitantes e uma área territorial de 350,472 km², de acordo com Censo 2022.
Com uma altitude média de 1.425 metros, a cidade é considerada a mais alta do Estado. Segundo a prefeitura, o município também é considerado um dos mais frios do Brasil, com temperatura média anual de 14ºC.
Cidade "branca". No inverno, com a ocorrência de neve e fortes geadas, a vegetação rasteira e as pequenas cachoeiras se transformam em cristais de gelo, deixando a cidade coberta de branco.
Justamente por ser uma das cidades que mais faz frio e neva em Santa Catarina, Urupema é conhecida pelo turismo. Durante o inverno, especialmente próximo às datas com previsão de neve, a cidade costuma ter todas as suas estadias lotadas.
Segundo o site do governo de Santa Catarina, ao todo são 42 hospedagens registradas no município. São hotéis, pousadas, cabanas, chalés, casas de campo, fazendas, sítios e chácaras.
Entre os atrativos da cidade estão os rios claros, campos verdes e pinheiros. A chamada Cascata que Congela é uma queda d'água de 13 metros, situada a sete quilômetros do centro da cidade; o Morro das Torres é o ponto mais alto do município e pode ser acessado de carro; a Fazenda do Barreiro tem sua história contada em um museu; a Igreja de Santana é dedicada à padroeira da cidade; e a Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda resgata o romantismo da pequena Urupema, sendo um dos principais pontos de entretenimento da comunidade.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.