Este será o aeroporto mais movimentado do mundo; veja a nova joia de Dubai
Colaboração para Nossa
06/07/2024 04h45
Dubai já é o endereço do prédio mais alto do mundo, da piscina de mergulho mais funda do mundo e da roda-gigante mais alta do mundo entre outras atrações recordistas. Agora, o emirado também quer ter o mais movimentado aeroporto do mundo.
O governo de Dubai, por meio do xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou que o aeroporto conhecido como Dubai World Central (DWC) — oficialmente chamado Aeroporto Internacional Al Maktoum — passará por uma reforma bilionária. Mais especificamente, serão investidos 128 bilhões de dirhams ou quase R$ 177 bilhões para transformar amplamente a estrutura.
Relacionadas
O DWC não é o único aeroporto da região — os principais terminais do emirado estão no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB). Mas ele é o mais novo: aberto há 14 anos, ele funcionava em uma espécie de "fase de testes", já que a ideia inicial era mesmo transformá-lo no aeroporto com maior capacidade de passageiros do mundo.
Originalmente, sua capacidade pretendida era para 160 milhões de passageiros por ano, de acordo com informações da CNN americana. Mas, segundo os ambiciosos planos atualizados anunciados pelo xeque, a futura capacidade do DWC será de 260 milhões de passageiros ao ano.
"Ele terá cinco vezes o tamanho do atual Aeroporto Internacional de Dubai e todas as operações do Aeroporto Internacional de Dubai serão transferidas para [o DWC] nos próximos anos. O aeroporto acomodará 400 portões para aeronaves e contará com cinco pistas paralelas. Novas tecnologias de aviação serão empregadas pela primeira vez no setor de aviação", revelou Al Maktoum em postagem no X.
A empreitada é mesmo de enormes proporções.
Para efeito de comparação, o maior aeroporto do mundo em área na atualidade — o Aeroporto Internacional Rei Fahd, na Arábia Saudita — que também trabalha em seu projeto de expansão, deverá ter capacidade para 185 milhões de passageiros por ano até 2030. Atualmente (e nos últimos 20 anos), o mais movimentado é o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos EUA, com 110 milhões de passageiros ao ano.
Uma nova Dubai
A versão expandida do Dubai World Central é apenas o ponto de partida para um projeto ainda mais ambicioso no sul de Dubai, que criará uma "nova cidade" em 145 quilômetros quadrados de área ao redor dos novos terminais. Residências para cerca de um milhão de pessoas serão construídas, assim como sedes para as principais empresas de logística e de transporte aéreo do mundo.
"Estamos construindo um novo projeto para as futuras gerações, garantindo contínuo e estável desenvolvimento para nossas crianças e seus filhos, quando for a vez deles. Dubai será o aeroporto do mundo, seu porto, seu eixo urbano e o novo centro global", ambiciona o xeque Al Maktoum.
O novo distrito já está em construção, de acordo com a emissora americana, e terá oito bairros — cada um com um misto de áreas residenciais, comerciais e indústrias específicas. Já o plano para o aeroporto é que a primeira fase da expansão esteja finalizada em 10 anos, quando ele atingirá a capacidade para 150 milhões de passageiros ao ano.
Segundo Al Maktoum, o DWC "vai preparar o território para os próximos 40 anos de crescimento antecipado do setor de aviação de Dubai", o que quer dizer que o fim destas megas obras podem estar a décadas de distância.
E apesar de estar atualmente focado na manutenção de aeronaves e transporte de cargas, o aeroporto já começa a vislumbrar as primeiras transformações de sua operação. Na última semana de abril, a Emirates anunciou a mudança de sua base "para sua futura casa" no Dubai World Central - Al Maktoum.
Enquanto a mudança não se completa, o Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) "continuará a servir como o eixo primário [do transporte] nos próximos anos até que a segunda fase do DWC ganhe forma", afirmou em comunicado à imprensa Paul Griffiths, presidente da Dubai Airports.
Até então, o DXB é o segundo aeroporto mais movimentado do mundo — ele recebeu 104,7 milhões de passageiros em 2023.