Au revoir, Paris: Espanha superará França como país mais visitado do mundo
Com sua combinação de charme, história e cultura, a França domina atualmente a lista de destinos que mais recebem turistas em todo o mundo. Um estudo da plataforma de inteligência em turismo GlobalData, do Reino Unido, divulgado na última semana de abril, coloca o país não só no topo da preferência dos visitantes estrangeiros, como também como responsável por metade de todas as chegadas internacionais na Europa Ocidental.
A GlobalData projeta que 93,7 milhões de turistas estrangeiros visitem a França em 2025. Mas o jogo deve virar em 2040, estima uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a firma de consultoria e auditoria empresarial Deloitte. Até lá, a Espanha deverá conquistar a preferência dos viajantes e dominar o turismo internacional.
Atualmente na segunda colocação, o destino europeu deverá receber cerca de 110 milhões de turistas por ano em sua costa em uma década em meia, deixando para trás a França (com 105 milhões) e os Estados Unidos (100 milhões). Atualmente, a França está em primeiro (90,9 milhões), a Espanha em segundo (83,5 milhões) e os EUA em terceiro (79,4 milhões).
Apesar da hegemonia europeia no topo da preferência dos turistas internacionais, a região da Ásia-Pacífico e da América do Sul apresentaram crescimento acima da média nos últimos anos. O estudo também aponta que em 2040 os países mais visitados deverão monopolizar menos o turismo internacional (representando 20%, em vez dos atuais 30%), com o contínuo aumento do interesse não só na região da Ásia-Pacífico, mas no Oriente Médio.
Em cerca de 15 anos, 45% dos viajantes globais se concentrarão em explorar quatro áreas: Mediterrâneo, sul da Ásia, o Caribe e o "novo Oriente Médio" — com Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos entrando no top 15 de destinos.
De onde vêm os turistas? Brasil é um dos pontos de partida
Cinco países são responsáveis por 34% dos turistas que viajam internacionalmente atualmente: China, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Rússia, em ordem. E os visitantes destas nacionalidades vão aumentar ainda mais sua presença até 2040, atingindo 42% de todas as partidas.
No entanto, outros cinco países vão entrar no top 15 — ou seja, na lista das nações com maior número de turistas internacionais do mundo — até 2040. E nós estamos na lista, já que são eles: Paquistão, Brasil, Arábia Saudita, Indonésia e México, também do maior para o menor. Segundo o estudo do Google e da Deloitte, o motivo para o crescimento deste grupo de países no ranking seria um aumento de poder econômico da classe média para viajar nos próximos anos.
Por que a Espanha é tão legal?
A revista especializada em turismo Condé Nast Traveller considerou a ascensão da Espanha no coração dos turistas estrangeiros como natural graças a "uma média de 300 dias ensolarados por ano" — até mesmo no inverno dá para pegar um solzinho. Além disso, os visitantes costumam sair satisfeitos com os novos restaurantes, bares e hotéis que têm movimentado o país nos últimos anos.
A cena gastronômica é mesmo vibrante. Nossa mostrou aqui que o bar Sips, de Barcelona, foi eleito o melhor do mundo em 2023. Este ano, o restaurante Disfrutar, na mesma cidade, também foi escolhido o melhor do mundo. Madri, por sua vez, possui boa variedade de mercados gastronômicos que oferecem uma ampla gama de pratos para provar na hora.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberNão à toa, a Espanha recebeu 6,3 milhões de turistas interncionais apenas no mês de março de 2024, 21% mais do que no mesmo mês de 2023, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O país também quebrou seu recorde de gasto dos turistas naquele mês, com estrangeiros trazendo quase 8,65 bilhões de euros (R$ 52,5 bilhões), um aumento de 29,7% em relação aos ganhos em março de 2023.
Confira algumas paradas imperdíveis em território espanhol selecionadas por Nossa:
1. Castellar Viejo, na Andaluzia: a pequena cidade histórica de 100 habitantes fica dentro de uma muralha medieval;
2. Siurana, na Catalunha: uma cidade tão linda que se recusou a entrar na lista das mais bonitas para não ficar muito lotada;
3. Santiago de Compostela, na Galiza: o destino que encanta peregrinos pela sua poderosa atmosfera de fé;
4. Playa de Puerto Naos, em La Palma, nas Ilhas Canárias: a praia de areia negra que já abrigou espiões na Guerra Fria;
5. Parauta e Júzcar, na Andaluzia: as cidades com bosque encantado e até Smurfs;
As populares Madri e Barcelona ainda guardam algumas programações imperdíveis:
- O MAC (Museu de Arqueologia da Catalunha), em Barcelona, realiza atividades temáticas como as visitas de grupos de nudistas para visitar os bronzes de Riace;
- A Teledisko, em Madri, é a menor balada do mundo -- que recebe apenas três pessoas dançando coladinhas por vez;
- Barcelona ainda guarda um dos maiores tesouros arquitetônicos do mundo, a Sagrada Família, uma catedral imponente e rebuscada que está em obras há mais de um século (mas deve ficar pronta em 2026, ufa).
Quer mais roteiros imperdíveis pela cidade? A gente separou cinco passeios gratuitos para fazer em Barcelona sem mexer no bolso.
Já quem está a fim de não economizar na ostentação e no conforto pode explorar a Espanha de Donostia a Santiago de Compostela ou Oviedo a São Sebastião — o roteiro e o tempo de viagem fica a gosto do freguês — de trem, no luxuosíssimo Transcantábrico Gran Lujo por cerca de R$ 50 mil.
Deixe seu comentário