Sommeliers no supermercado: bate-papo ajuda a achar vinhos bons e baratos

Apreciadores de vinhos podem até explorar bares, clubes e aplicativos, além de lojas especializadas, mas é nas adegas dos supermercados que muitos pesquisam por novidades e sentem o peso daquela garrafa cujo investimento ainda não se permitiram fazer.

Talvez tenha sido por isso que, justamente nesse ambiente, a reportagem teve uma grata surpresa. Interessada em uma uva branca, a riesling, típica da região da Alemanha, França e Áustria, vasculhava as prateleiras em busca de rótulos desses países. Foi aí que um funcionário da loja se aproximou e me perguntou se poderia ajudar.

Ao apresentar-se como sommelier - profissional treinado para combinar o conhecimento sobre vinhos com a degustação, apresentação e harmonização deles - ele sugeriu uma alternativa às garrafas importadas. O vinho, da Casa Perini, tinha um preço mais que 50% inferior à garrafa importada que eu tinha na mão.

Preço não é documento

Vinho no supermercado
Vinho no supermercado Imagem: Getty Images

Preocupada com a qualidade, coloquei apenas uma unidade da bebida no carrinho, não antes de advertir o sommelier que voltaria para reclamar, caso o vinho decepcionasse.

Resfriei a garrafa na forma por ele indicada e, ao abri-la, tive uma experiência melhor ou igual aos outros rótulos estrangeiros que já experimentei. Pagar menos fez dela ainda mais saborosa.

Com a autoridade de quem já trabalhou na cinquentenária Enoteca Pinchiorri (Florença), que ostenta 3 estrelas Michelin, Massimo Leoncini, sommelier executivo do St. Marché, afirma que todo profissional bem treinado sabe que preço não é documento. "Aliás, este é o papel do sommelier: ser capaz de oferecer ao cliente opções que equilibrem qualidade e preço".

Ter um especialista disponível e chamá-lo pelo nome no "piso de loja" de um supermercado é um luxo que se deve ao crescimento e diversificação do mercado do vinho no Brasil, além do interesse dos clientes - que hoje contam com a maior presença feminina que consome tanto quanto os homens e tem se mostrado ser mais exigente.

Continua após a publicidade

Portfólios gigantes

Imagem
Imagem: Getty Images

Nesses ambientes, o perfil dos clientes varia entre curiosos, iniciantes e veteranos. Valdemira Gonçalves, sommelier da adega do Carrefour*, garante que todos eles buscam por uma boa oferta, mas também querem aprender mais, além de conhecer novos rótulos entre os 655 que suas lojas oferecem.

Apesar de tamanha variedade, a frequência de minhas visitas a essas adegas fez que eu percebesse que nem sempre uma garrafa apreciada hoje estará disponível na próxima ida às compras. O motivo disso, de acordo com Ary de Melo Lima, sommelier e consultor geral da rede Mambo, não se deve apenas à lógica das safras.

"A dinâmica de compras, para 90% dos supermercados, é se o produto atende ou não o valor desejado para estar na gôndola, diferente das importadoras que possuem maior poder de barganha quanto à exclusividade e regularidade máxima de produtos", esclarece Lima.

Útil e agradável

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

Para muitos brasileiros, o apreço pelo vinho é uma herança de seus antepassados, mas o que mais fascina àqueles que apreciam essa cultura é a descoberta das muitas histórias e sabores que um novo rótulo oferece, ou seja, a promessa de alguma alegria para o coração.

É claro que seria impossível experimentar as mais de 4 mil opções disponíveis de uma das maiores adegas do Brasil, a do Kanguru Supermercado. Mas o sommelier da casa, Fernando Jerônimo, faz sua sugestão: "Comece dando mais oportunidades aos vinhos nacionais, que só evoluem em qualidade e oferta a cada ano que passa."

Sim, este pode ser um bom início de conversa como sommelier do mercado mais próximo da sua casa, sem falar que também seria uma forma de colaborar com as vinícolas afetadas pelas chuvas do Rio Grande do Sul.

Primeiros passos nas adegas de supermercado

Tentativa e erro

Para descobrir seu gosto, é preciso estar atento às características dos vinhos que já toma. Fotografe os rótulos dos que gostou para não esquecer. A partir dessas informações, o sommelier pode ajudar a explorar outros rótulos com características semelhantes. Com o tempo será mais fácil escolher.

Continua após a publicidade

Comece pequeno

Essas lojas sempre realizam eventos de degustação. Informe-se sobre eles para ampliar seu paladar e conhecimento. Em geral se começa por vinhos mais simples e, depois, se evolui para os mais complexos.

Por fora bela garrafa

Produtores comprometidos com qualidade investem em boas garrafas. Mas alguns fatores podem influenciar tais escolhas, como a alta do preços delas em determinado período, ou seja, um bom vinho poderá ter, sim, uma garrafa mais simples.

Medalha, medalha

Expostas nos rótulos, elas nem sempre se referem à garrafa que você tem em mãos, mas a outra safra na qual o vinho já se destacou. Exibi-la revela que a vinícola investe em qualidade, mas também em marketing que alavanca vendas. Antes de comprar, informe-se com o sommelier.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Tá em oferta!

Frequentar adegas ajuda a identificar o que é oferta ou não nos dias de promoção. Além de comprar seus vinhos preferidos, o sommelier pode ajudar a experimentar novos rótulos. Evite a compra de muitas garrafas de um único vinho que nunca provou.

Por dentro do rótulo

Ele deve responder perguntas básicas como (quem é) o produtor; (onde) é o país de origem; (qual) tipo de uva; (quando) data da produção. Isso ajuda

Queridinhos

Continua após a publicidade

Os preferidos dos consumidores de supermercado são os vinhos da América Latina (incluído o Brasil), Argentina e Chile na liderança; entre os europeus, Portugal e Itália também são os primeiros.

Sugestões de sommelier

Confira, a seguir, a seleção de vinhos nacionais que apresentam boa relação entre custo e qualidade:

  • Tintos: Miolo Single Vineyard Cabernet Franc (Vinícola Miolo); Fausto Merlot (Pizzato); Cabernet Sauvignon (Casa Perini).
  • Brancos: Fausto Chardonnay (2023) e Sauvignon Blanc (2022 (ambos da Vinícola Pizzato); Arte Chardonnay (Casa Valduga).
  • Espumantes (os nacionais têm sido considerados os melhores da América do Sul!): Amitié Brut (Vinícola Amitié) (fruto do trabalho de 2 enólogas); Amadeu Brut Brasil, (Cave Geisse); Espumante Brut (Casa Perini); Blanc de noir Brut (Vinícola Aurora).

*O serviço de sommelier está disponível apenas nas lojas do Carrefour de Pinheiros, Rebouças e Pamplona.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.