Canadá tem o teste de cidadania mais difícil do mundo; veja os mais fáceis

Apesar das bonitas paisagens e de setores do mercado que oferecem vagas para estrangeiros, o Canadá possui o teste de cidadania mais difícil do mundo, apontou um estudo da plataforma de transferências bancárias internacionais Remitly divulgado ao jornal britânico The Daily Mail na última semana.

Para avaliar a dificuldade das provas às quais os estrangeiros que pretendem se tornar cidadãos devem se submeter para conseguir o documento, a pesquisa aplicou os exames aos próprios nascidos e residentes de cada país.

Conquistar o passaporte canadense pode ser bem mais difícil para o estrangeiro do que se imagina
Conquistar o passaporte canadense pode ser bem mais difícil para o estrangeiro do que se imagina Imagem: Tookapic/Pixabay

Quem se deu melhor foram os australianos, já que 96% dos cidadãos de lá que responderam às 20 questões do teste de cidadania foram aprovados na primeira tentativa. O exame australiano questiona aos candidatos por que o país celebra o "Anzac Day" e quais são aos cores da bandeira aborígene original.

Já a prova do Canadá tem suas 20 questões em torno de História, economia e geografia do país, perguntando o número de cidadãos de lá que serviram na Primeira Guerra Mundial e o nome do premiê do estado de Nova Escócia. Apenas 7% dos canadenses foram aprovados na primeira tentativa do exame para estrangeiros.

Apesar disso, o país cobra proficiência linguística em sua avaliação. É necessário comprovar suas habilidades em inglês ou francês

EUA estão entre mais fáceis

De acordo com a avaliação da Remitly (ou com o bom entendimento dos americanos do seu próprio país), o teste de cidadania dos Estados Unidos é o terceiro mais fácil do mundo, já que 93% dos cidadãos locais foram aprovados na primeira tentativa.

O exame também avalia conhecimentos dos candidados a respeito da História americana (como o nome do presidente que governava durante a Primeira Guerra), estrutura política e eleitoral (número de senadores) e geografia (qual oceano banha a costa oeste do país).

Continua após a publicidade
O teste americano teve um dos mais altos índices de aprovação pelos cidadãos locais
O teste americano teve um dos mais altos índices de aprovação pelos cidadãos locais Imagem: mmorell/Getty Images/iStockphoto

Ao Daily Mail, o chefe de crescimento de marketing da Remitly, Ollie Cassel, considerou a experiência da pesquisa "interessante" — especialmente sobre o que revela sobre os países com melhor qualidade de vida do mundo. "Países como a Austrália, Alemanha e os EUA ostentam particularmente altas taxas de aprovação no nosso estudo".

"Por outro lado, os testes de cidadania do Reino Unido e do Canadá foram mais difíceis para seus nativos serem aprovados. Apesar de que, com tantos fatores pesando no quão fácil um exame de cidadania é — da educação em relação à cultura do país até a dificuldade do teste em si —, é realmente difícil saber o que torna uma prova fácil de se passar ou não", ponderou.

Os testes de cidadania mais fáceis do mundo

1º: Austrália: 96% (taxa de aprovação dos cidadãos locais)

2º: Alemanha: 95%

Continua após a publicidade

3º: EUA: 93%

4º: França e Espanha (empate): 61%

5º: Reino Unido: 42%

Tire a prova

Ficou curioso para saber qual seria seu desempenho nestes exames? Confira alguns simulados online:

Canadá

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes