Topo

Termessos: a cidade escondida que Alexandre, o Grande, não pôde invadir

Anfiteatro da cidade antiga de Termessos, na Turquia Imagem: Reprodução / antalya.com.tr

Colaboração para Nossa

22/07/2024 04h00

Alexandre, o Grande, tentou conquistar Termessos, mas falhou. Localizada na Turquia, hoje a cidade oferece aos visitantes uma mistura de experiências naturais e históricas.

Conheça a cidade antiga de Termessos

A cidade de Termessos fica dentro de um parque nacional. Localizada entre as cidades de Antalya, no litoral, e Egirdir, Termessos é um daqueles lugares que não integra os roteiros tradicionais de viagens pela Turquia.

Assim como Machu Picchu, no Peru, o vale fica escondido entre as montanhas. No topo de uma colina, a 1.150 metros acima do nível do mar, o lugar conta com vistas que se estendem por quilômetros ao redor.

Termessos oferece aos visitantes uma mistura de experiências históricas e naturais. Os turistas podem apreciar a beleza natural e riqueza histórica do local caminhando — sites de turismo sugerem de três a quatro horas para explorar o sítio arqueológico.

Ruínas na cidade antiga de Termessos, na Turquia Imagem: Reprodução / antalya.com.tr

Controle romano. Termessos foi fundada durante o período helenístico e se tornou um assentamento significativo durante o Império Romano.

Todas as estruturas típicas de uma cidade romana ainda estão lá. O local conta com templos, anfiteatro, muralhas, túmulos, algumas ruínas de casas e sistema de água e esgoto subterrâneo. Ainda bem conservado, o anfiteatro é, sem dúvida, a construção mais impressionante.

Na mira de Alexandre, o Grande. Conhecida por suas características naturais de defesa, a cidade resistiu a muitas tentativas de conquista, incluindo uma de Alexandre, o Grande.

Termessos, na Turquia Imagem: Reprodução / Turkish Archaeo News

Com seu terreno montanhoso e desfiladeiros, a cidade foi facilmente defendida pelos habitantes locais. Em 333 a.C., sem querer perder mais tempo com a tentativa de invasão, Alexandre ordenou que suas tropas avançassem em direção à cidade de Sagalassos. Ele teria chamado a cidade de "ninho de águia".

Assim, Termessos carrega a distinção de ser uma das únicas cidades na região que repeliu os exércitos de Alexandre, o Grande. Somente mais tarde que os romanos controlaram a cidade. O professor de arte e guia licenciado Önder Uguz disse à CNN que foi oferecido autonomia sob a "proteção" romana.

Acredita-se que o fim da prosperidade e da existência de Termessos veio com um terremoto que destruiu o aqueduto que fornecia água potável para a cidade. O ano exato deste acontecimento não foi determinado.

Ruínas na cidade antiga de Termessos, na Turquia Imagem: Reprodução / Turkish Archaeo News

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Termessos: a cidade escondida que Alexandre, o Grande, não pôde invadir - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade