Prédio malemolente: este arranha-céu é inspirado em um passo de balé
Colaboração para Nossa
24/07/2024 04h00
Arquitetos revelaram planos de construir em Tirana, capital da Albânia, um arranha-céu duplo que terá curvatura semelhante ao "plié" de uma bailarina. O projeto também teve inspiração no gesto romântico da pintura "O Beijo", de Gustav Klimt (1908).
Montanha no fundo
O plié e a pintura foram dois elementos visuais que inspiraram a Bond Tower, um edifício de 50 andares. O arranha-céu é um projeto do escritório português OODA. A construção tem duas estruturas conectadas que se separam antes de se reunirem de novo. O edifício será dividido entre um hotel de um lado e residências do outro.
Os arquitetos queriam integrar o edifício à paisagem natural cheia de montanhas da capital. "A coisa que mais te impressiona quando você chega em Tirana é a presença dessas montanhas, e ter elas visíveis através dessa abertura era algo interessante de imaginar", disse o sócio da OODA Diogo Brito, à CNN.
Localizada na esquina de uma grande avenida, a Bond Tower tem uma silhueta que muda a depender do ângulo em que é vista. Além do apelo visual, a forma inusitada dá mais resistência à construção em uma área propensa a terremotos. O revestimento de pedra também absorve carbono, segundo os arquitetos.
O projeto começa a ser construído até o fim deste ano, segundo Brito. A previsão é que a Bond Tower esteja pronta até o fim de 2028.
Nova paisagem em Tirana
A Bond Tower será uma das várias novas construções que surgem em Tirana e tornam a cidade um destaque na arquitetura. Segundo a mídia local, o Conselho Nacional Territorial da Albânia aprovou uma nova torre que pode se tornar a mais alta da cidade, com 58 andares.
A OODA também trabalha em outros projetos em Tirana. O escritório está envolvido na construção da nova sede de uma estação televisiva, cujo design lembra uma pilha de fitas de vídeo. Neste mês, a OODA vai começar a construção de uma torre residencial cheia de áreas verdes. De acordo com a empresa, a área foi projetada como uma "vila vertical".
Diogo Brito espera que novos grandes empreendimentos cheguem à avenida onde está a Bond Tower. "Em Albânia, os anos que estão por vir —podemos dizer os próximos 10 a 15 anos— serão algo muito especial", disse à CNN.