Festa das Cerejeiras e mais passeios para curtir o friozinho em São Paulo
De Nossa
26/07/2024 13h30
Tem alguns passeios que são a cara de julho, perfeitos para aproveitar as temperaturas mais baixas e os dias de sol e céu aberto. Neste fim de semana rolam dois festivais tradicionais: o de Paranapiacaba, em Santo André, e o das Cerejeiras, em Itaquera, zona leste da cidade.
No primeiro, além de atrações musicais, de teatro e circo, acaba de ser reinaugurado após restauro o Cine Lyra, de 1903, o segundo cinema do Brasil e o primeiro do Estado. Sessões de filmes e oficinas de fotografia estão na programação, gratuita.
Relacionadas
Já a Festa das Cerejeiras celebra a cultura japonesa no Parque do Carmo, colorido por tons de rosa com a florada das árvores, recebendo grupos de tambores taiko e de dança.
Também segue rolando o Festival de Sopas Ceagesp, na zona oeste, e muito mais! E para quem topa um bate e volta, tem o encerramento do Festival de Campos do Jordão, com música clássica gratuita.
Confira abaixo este nosso roteirinho de inverno e mais atrações, de estreias de cinema a programação com as crianças. Programe-se!
Festival de Inverno de Paranapiacaba
O evento que ocorre desde 2001 na antiga vila ferroviária tem neste ano programação especial, com a reabertura do Cine Lyra, de 1903. Vale ir para ver as atrações culturais e para passear pela região, que significa em tupi-guarani "lugar de onde se vê o mar".
Vila de Paranapiacaba, Santo André; acesso pelo km 47 da rodovia Antonio Adib Chamas e pelas linhas de ônibus 040 (no Terminal Santo André Leste) e 424 (na estação Rio Grande da Serra da CPTM). Mais informações
Festa das Cerejeiras
Começa neste fim de semana o festival que celebra a cultura japonesa com a chegada da florada das árvores cerejeiras no Parque do Carmo. Apresentações de danças folclóricas, tambores japoneses, vendas de comida (udon, tempurá, yakisoba) estão na programação, gratuita.
Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. Mais informações
Festival de Sopas do Ceagesp
Último fim de semana para curtir o tradicional festival que rola das 18h às 23h30. São sete sabores de sopas por dia (como caldo verde, cogumelos, canja), com acompanhamentos (tem pães, calabresa, ricota) por R$ 59,90. Crianças até 5 anos não pagam, e de 6 a 10 anos pagam R$ 19,96.
Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina (portão 4 da Ceagesp). Mais informações
Mubi Fest
Para quem adora a combinação friozinho + cinema, neste fim de semana rola o Mubi Fest na Cinemateca Brasileira, com exibição de clássicos como "Cidade dos Sonhos", de David Lynch, e bate-papos, um deles falando sobre psicanálise e cinema, com Christian Dunker e Tati Bernardi.
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. Mais informações
Festival VIVA! Leste Europeu
O evento organizado pela associação de moradores da Vila Zelina, zona leste de São Paulo, celebra as culturas do Leste Europeu, com música lírica, danças tradicionais, contação de histórias, oficinas, filmes, comida e artesanato de países como Rússia, Ucrânia e Lituânia. Gratuito.
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca. Mais informações
Festival de Campos do Jordão
Para quem tem pique para um bate e volta e gosta de música clássica, uma boa é pegar o encerramento do Festival de Campos do Jordão, em sua 54ª edição, com concerto gratuito no sábado às 20h30, aproveitando para conhecer a cidade serrana que fica a duas horas de carro da capital.
Auditório Cláudio Santoro - Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880, Alto Boa Vista, Campos do Jordão. Mais informações
*******
Esta é a versão da newsletter O que fazer em SP. Quer receber toda sexta-feira no seu email sugestões de atrações, cinema e programas em São Paulo? Basta se inscrever gratuitamente aqui. Confira a seguir mais dicas da newsletter.
*******
NÃO PERCA
Francis Bacon no Masp
Domingo é o último dia para ver a primeira exposição no Brasil dedicada exclusivamente ao pintor irlandês (1909-1992) que revolucionou a forma de retratar a figura humana. "Francis Bacon: a beleza da carne" tem 23 pinturas feitas entre 1947 e 1988, apresentando um enfoque queer sobre a obra do artista.
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista. Mais informações
Fuerza Bruta
Começou nesta quinta (25) a temporada paulistana de "Aven", da companhia argentina Fuerza Bruta, de volta ao Brasil após seis anos. Criada em 2003 em Buenos Aires, a cia se tornou um fenômeno global mesclando dança, acrobacias e efeitos visuais em grandes espetáculos.
Shopping Parque da Cidade - Av. das Nações Unidas, 14401, Chácara Santo Antônio. Mais informações
"Enquanto você voava, eu criava raízes"
Vista por mais de 8 mil pessoas, a peça vencedora do prêmio Shell de cenário, dirigida e interpretada pelos fundadores da Cia Dos à Deux, fica em cartaz só até domingo (28). Unindo dança, circo, artes cênicas e mímica, o espetáculo transita entre o universo do sonho e a realidade.
Teatro Vivo - Av. Chucri Zaidan 2460, Morumbi. Mais informações
Festival Pina Praça
Cinema ao ar livre, shows (Alessandra Leão no sábado e Preta Archanjo no domingo), oficinas para crianças e uma feira criativa com produtores autorais de moda, design e bem-estar estão na programação do Festival Pina Praça neste fim de semana, na praça do edifício Pina Contemporânea. Gratuito.
Avenida Tiradentes, 273, Luz. Mais informações
COM CRIANÇAS
Perifacon
Para fãs de HQs, games e séries: a convenção de cultura pop é neste fim de semana, gratuita, na Fábrica de Cultura de Diadema. Tem exposições, bate-papos, concurso de cosplay. No sábado (27) rola mesa com o rapper Rashid. A Turma da Mônica também estará presente em um painel.
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135, Centro, Diadema. Mais informações
Circuito de Lutas
Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos, está rolando no Sesc Casa Verde o Circuito de Lutas, evento bom para curtir em família, aberto a todas as idades. O fim de semana tem vivências e aulas abertas, das 10h30 às 18h30, de boxe, judô e esgrima na Rua da Convivência da unidade. Gratuito.
Avenida Casa Verde, 327, Jardim São Bento. Mais informações
ACHADOS
Teatro Centro da Terra
Um pequeno edifício em Perdizes guarda um teatro subterrâneo com programação intensa. Fundado em 2001, o espaço cultural tem peças, espetáculos de dança e shows embaixo da terra, além de aulas de yoga no terraço e um restaurante de culinária da Líbia, Norte da África.
Rua Piracuama, 19, Perdizes. Mais informações
Casa de Dona Yayá
Nem todo mundo que passa pelo casarão do século 19 na esquina da rua Jaceguai, no Bixiga, colado ao Viaduto Júlio de Mesquita Filho, sabe que ali é o Centro de Preservação Cultural da USP, aberto ao público e gratuito. No domingo, das 10h às 13h rolam atividades inspiradas nos modos de brincar de antigamente.
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista. Mais informações
CINEMA
"Pequenas cartas obscenas"
Comédia de mistério que se passa em uma cidadezinha litorânea inglesa no século 20. Baseado em uma história real, o filme acompanha a polêmica iniciada com cartinhas desbocadas distribuídas no vilarejo, levando a falsas acusações e a uma investigação conduzida pelas mulheres locais.
Veja sessões
"O mal não existe"
Nos arredores de Tóquio, um pai e uma filha vivem em um vilarejo tranquilo que se vê às vésperas de mudar diante da construção de um empreendimento de luxo para turistas, ameaçando o equilíbrio ambiental local. Do diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional Ryûsuke Hamaguchi.
Veja sessões
CLUBE UOL
Aquário de São Paulo grátis
Quer conhecer de graça o Aquário de São Paulo?
Assinante UOL tem direito a um par de ingressos para ter uma experiência única nesta atração.
Confira como resgatar seu voucher neste link.
60% OFF no Circo Abracadabra
O show idealizado por Frederico Reder coloca lado a lado palhaços de duas gerações: Tirullipa e Dedé Santana.
E tema mais: o ex-ginasta Diego Hypólito faz uma participação especial no circo musical.
Assinantes do UOL têm 60% de desconto. Veja aqui mais informações.
PRÊMIO NOSSA
O Prêmio Nossa é a eleição dos melhores bares e restaurantes de São Paulo, eleitos por um júri de 40 pessoas composto por jornalistas e especialistas do setor, influenciadores com foco em gastronomia e celebridades que amam circular pela cidade. Oito categorias também tiveram votação popular.
Toda semana, até a primeira quinzena de agosto, estamos revelando os vencedores de prêmios antecipados. Confira abaixo os três últimos resultados apresentados e veja a lista completa de campeões no site do Prêmio Nossa.
Os melhores japoneses
O restaurante Aizomê, comandado pela chef Telma Shiraishi, foi o grande campeão do voto do júri, seguido pelo Shin-Zushi e o Makoto San, que levaram a prata e o bronze, respectivamente. No voto popular, não teve para outro: o Jun Sakamato conquistou a maioria do público como o melhor restaurante japonês de São Paulo.
Veja o ranking completo
Melhor Cozinha de Bar
A diversidade marcou esta categoria. O tradicional Bar do Luiz Fernandes -- com seu famoso bolinho de carne que faz muita gente cruzar a cidade até o bairro de Santana -- foi o campeão do voto popular. Já na opinião dos jurados, preencheram o pódio o Tan Tan (1º lugar), o Astor (2º lugar) e o Clos Wine Bar (3º lugar).
Veja o ranking completo
Melhor restaurante de Carnes
Onde comer os melhores cortes de São Paulo? Numa disputa acirrada, o chef peruano Renzo Garibaldi garantiu ao Osso o primeiro lugar no voto do júri. Os retaurantes Cór e Barbacoa também subiram ao pódio do Prêmio Nossa, em segundo e terceiro lugar. Na votação popular, o Rubayat sagrou-se o grande campeão.
Veja o ranking completo