Cheddar americano ou inglês? Paulista! Novidade chega a feira de queijos

Amarelão e bem simples: talvez seja essa imagem que você tenha do famoso queijo cheddar. O que muita gente não sabe é que ele tem outros processos, aspectos e sabores por aí.

Até "made in São Paulo" e a ser apresentado na Feira do Caminho do Queijo Paulista, que chega à sua quinta edição neste fim de semana.

Carolina Vilhena, da BelaFazenda, explica: o mais tradicional é o inglês, que é maturado com tecido de algodão, impermeabilizado com banha de porco ou com manteiga e feito em blocos redondos e enormes - cerca de 20 kg.

Cheddar inglês
Cheddar inglês Imagem: Carolina Vilhena, da BelaFazenda

O que a gente mais conhece por aqui, até agora, é o cheddar americano, industrial e maturado em embalagem plástica à vácuo.

"A diferença entre eles é que o tempo de maturação do cheddar tradicional é muito maior e ele tem muito mais sabor e complexidade", explica.

É um queijo que a gente come gemendo de tão gostoso que é, se derrete.

Já o queijo do Tio Sam, mais comercial e fácil de derreter, vem de uma maturação muito mais rápida e simples.

Cheddar americano
Cheddar americano Imagem: Getty Images/iStockphoto
Continua após a publicidade

Versão brasileira, BelaFazenda

A queijaria de Carolina, localizada em Bofete, faz versões brasileiras inspiradas nos queijos cheddar da Inglaterra.

A gente faz peças não tão grandes quanto os ingleses, mas que chegam a 7 quilos. Há processo artesanal da cheddarização, que é moldar as placas, empilhá-las e depois picar todas essas placas em cubos e aí a gente enforma como se faz num queijo tradicional cheddar inglês, explica.

E não é apenas uma versão brasileira, mas três:

O Pampa, com duas massas diferentes: uma com urucum e a outra sem. Estas são misturadas e geral uma peça de queijo com um desenho camuflado, malhado. Daí o nome: como os cavalos malhados.

Continua após a publicidade

O Amazonito, colorido naturalmente com spirulina, então ele fica com um marmorizado verde.

E o Goró, que recebe cerveja na massa para dar uma leve saborizada e que ganha coloração natural com cacau e fica bem marrom.

Tecnicamente seguem o mesmo processo do cheddar inglês, mas na BelaFazenda ganham toques de brasilidade.

Feira do Caminho do Queijo Paulista

Feira do Caminho do Queijo Paulista
Feira do Caminho do Queijo Paulista Imagem: Rodrigo Resende/ Mariane Takahashi

Um coletivo formado por 16 produtores, há 7 anos, se une com o objetivo de difundir e trazer visibilidade à produção queijeira do estado de São Pauloe realiza pela quinta vez a feira na capital paulista.

Continua após a publicidade

Durante os dois dias de evento será possível degustar e comprar diversos tipos de queijos - certificados e validados, dos frescos aos curados em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas, produzidos com leites de vaca, ovelha, cabra e búfala a partir de receitas autorais ou inspiradas em clássicos da escola europeia adaptados às características locais.

A última edição do evento, realizada no ano passado, atingiu recorde de público e pra esse ano a organização espera ainda um aumento de 50% no número de visitantes.

Serviço:

5ª Feira do Caminho do Queijo Paulista
Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré
3 e 4 de agosto, 2024
Sábado, dia 3, das 10h às 19h
Domingo, dia 4, das 10h às 18h
Entrada franca
Mais Informações: www.caminhodoqueijopaulista.com /@caminhodoqueijopaulista

Deixe seu comentário

Só para assinantes