Claustrofobia? Edifício 'Monstro' em Hong Kong tem 2.440 apartamentos
De Nossa, em São Paulo
01/09/2024 05h30
Cinco prédios integrados em Hong Kong são conhecidos como Edifício "Monstro". O conjunto habitacional chamado Yick Cheong reúne milhares de moradores e virou um ponto turístico na província chinesa.
São 2.440 apartamentos. Para se ter uma ideia, esse número é mais do que o dobro das unidades no Copan, prédio emblemático na capital paulista.
A estimativa é que morem entre 7.000 e 10 mil pessoas no complexo, que fica na região de Quarry Bay.
Seu formato causa a sensação de claustrofobia em algumas pessoas: a construção de apartamentos aglomerados "abraça" quem entra por um pátio central. Quando se olha para cima, só se vê o prédio e o céu.
Esse sucesso fez com que o edifício se tornasse um ponto turístico famoso em Hong Kong e nas redes sociais. Fotos e vídeos de influenciadores de viagens no local são comuns. Alguns turistas, inclusive, já foram impedidos de fazer registros pelos moradores, que se incomodaram com a invasão de privacidade.
Mas o passeio não é só contemplativo. No térreo do edifício há lojas e outros pontos comerciais, como restaurantes e salões de beleza.
A popularidade fez com que o Edifício "Monstro" fosse até cenário de filme: foram rodadas por lá cenas de "Transformers: A Era da Extinção", lançado em 2014.
Moradia popular
O Edifício "Monstro" começou a ser construído em 1960, como moradia popular para trabalhadores. Tornou-se famoso com o tempo, e o número de habitantes subiu muito.
Em 1972, ele foi vendido e veio a divisão em cinco blocos: os edifícios Fook Cheong, Yick Cheong e Yick Fat, e as mansões Montane e Oceânica.