Big Mac de Frango existe, mas McDonald's nunca trouxe o lanche ao Brasil
Pode parecer estranho à primeira vista, mas o McDonald's possui em seu arsenal um Big Mac de Frango.
Conhecido lá fora como Chicken Big Mac, o sanduíche já existe há dois anos em países da Europa, além de Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Paquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Qatar, onde ele passou rapidamente em alguns casos, ou ficou e fez sucesso em outros.
Em 2022, a rede o trouxe aos EUA, mas apenas para um teste. O lanche era servido em lojas de Miami, reportou na época o jornal The Washington Post, mas logo ele desapareceu de cena. Agora, ele deve desembarcar de vez no país onde a lanchonete foi fundada, apesar de não haver data exata de lançamento — mas continua até o momento fora do cardápio do Brasil.
O retorno do Big Mac de Frango aos Estados Unidos foi adiantado pelo CEO da rede, Chris Kempczinski, em um vídeo divulgado no YouTube em 27 de agosto. Não foi revelada ainda a data, mas o teste de Chris deu aos curiosos que nunca experimentaram o lanche uma ideia de como ele é servido.
Ao comparar o Big Mac tradicional e o de frango, o CEO destacou que ele tem a mesma estrutura do original: três fatias de pão, alface, queijo, molho especial, cebola, picles... Mas com dois hambúrgueres de frango empanados no lugar da carne bovina. "Você tem algo 'crocante' neste Big Mac de Frango que não tem com o tradicional. Ele dá uma sensação um pouco diferente na boca", explicou.
No Reino Unido, o Chicken Big Mac fez tanto sucesso ao chegar em 2022 que a rede informou ao Business Insider que retiraria o lanche do menu temporariamente porque não estava conseguindo atender a todos os pedidos. Nas redes, outros fãs do restaurante relatam boas experiências com o lanche na Itália e até uma disputa por ele nas lojas na Alemanha.
Há um ano, o casal de brasileiros Mariana e Thiago Romariz, que estão por trás do canal @OsRomariz no Youtube, experimentaram o Chicken Big Mac no Canadá e apontaram que o seu diferencial em relação a outros lanches de frango do cardápio da rede é o empanado — distante do McChicken, por exemplo, e bem mais parecido com o nuggets.
Em março de 2023, o chef do McDonald's de Toronto Jeff Anderson revelou ao Yahoo que levou dois anos para desenvolver o padrão do lanche no Canadá para garantir o equilíbrio dos ingredientes e que o resultado servido seja sempre consistente. "Nós testamos antes de levar ao mercado. No caso do Chicken Big Mac, nós o testamos na área da Grande Toronto para entender como o produto funcionava com a nossa equipe, como cozinhava, como ele se comporta antes que estivéssemos confortáveis de trazê-lo para um lançamento nacional."
Por isso, é possível que o sanduíche desembarque em outras localidades, além dos EUA, ainda no futuro.
Para o McDonald's, o popular Big Mac de Frango já é uma espécie de pomo da discórdia: em junho, a empresa perdeu os direitos sobre a marca na Europa em uma disputa com a rede irlandesa Supermac, que é especializada em produtos de frango. O caso ainda segue em disputa nos tribunais da UE, segundo a agência Bloomberg.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.