Fotografar bandeja da segurança no embarque é 'tendência' odiada do momento

Passar pela segurança ao embarcar para uma viagem no aeroporto pode ser corrido e, às vezes, até constrangedor —dependendo dos itens pouco arrumados que você tiver que retirar da sua bolsa ou bagagem de mão para colocar na esteira. Mas não no universo dos influenciadores e de seu séquito de seguidores da geração Z.

Fotografar bandejas perfeitamente arrumadas —e surpreendentemente lindas— é a mais nova moda que toma conta do TikTok, Instagram e do Pinterest, com usuários compartilhando o momento do embarque através dos seus objetos pessoais.

Que mania é essa?

Conhecida como "airport tray aesthetic" ou "estética da bandeja de aeroporto" em tradução livre do inglês, a tendência é uma espécie de herdeira dos vídeos feitos há cerca de 10 ou 15 anos —ainda pela geração anterior, os millennials— mostrando ainda no YouTube o que carregavam na bolsa nas ruas.

Os cliques de bandejas se baseiam na ideia de uma viagem aspiracional, com ares de perfeição, que lembram outra mania do pós-pandemia —o clique do passaporte com o bilhete. A seu favor, esta tendência tem o fato de que o usuário consegue em um único post não só "provocar" a inveja ou admiração dos seguidores por estar embarcando para uma viagem, como também supostamente viajar com mais estilo do que o vizinho.

Ninguém nesta hashtag viaja com saquinho vazio de salgadinho ou um comprovante de check-in meio amassado. São produtos de maquiagem tidos como "desejo", fones de ouvido caros, um livro badalado, além de sapatos e bolsas de luxo perfeitamente alinhados dentro da bandeja, que sempre parece limpa e nada detonada. Uma curadoria calculada do consumismo que passa bem, obrigado, no seu feed.

Não à toa, este universo que desafia a realidade conhecida por quem viaja de avião tem dividido opiniões nas caixas de comentários e causado polêmica inclusive na imprensa internacional, com usuários e veículos acusando quem posta de segurar as longas filas de embarque em busca da imagem perfeita.

O jornal Metro britânico, por exemplo, disse que a tendência "causa ansiedade" e que adeptos "correm o risco de se tornar a pessoa mais odiada do aeroporto". Já o americano The New York Post culpa os influenciadores por uma tendência "que consome o tempo" das pessoas.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, um vídeo do e-commerce de bolsas de luxo de segunda mão Shop Pursue no TikTok que mostrava diversas viajantes arrumando seus pertences de grife em bandejas recebeu, entre diversos comentários críticos, a pérola: "você seria eletrocutado no JFK [aeroporto de Nova York] por isso".

Na contramão das críticas

Em um vídeo que já acumula mais de 709,5 mil visualizações e 83 mil curtidas no TikTok, a influenciadora @chelseaasoflate respondeu a outra publicação com um passo a passo para quem quer entrar na moda (ou na fila) sem causar incômodo.

O principal truque dela? Fotografar a bandeja logo depois de passar pelo detector de metais e pelo raio-X, no espaço destinado a quem se recompõe e guarda os pertences antes de seguir viagem, o que ainda pode causar algum tumulto com outros viajantes. "Se você tiver tempo, arrume diferentes bandejas, por que não?", ensina. Ou seja, para a nova-iorquina, dá para descolar mais de uma postagem no mesmo embarque.

Continua após a publicidade

E enquanto seguidores se divertem com as possibilidades, marcas de roupas como a Anthropologie (como visto no post acima) ou de objetos para casa como a Stackers já criam postagens com seus produtos em bandejas inspiradas no visual de aeroporto. "Esta tendência especificamente se alinha perfeitamente conosco, [em que] curamos uma seleção estética enquanto focamos nos nossos produtos bons para viagem", justificou a Stackers à CNN americana.

Este tipo de abordagem mais comercial, totalmente artificial, dá uma pista sobre como diversas destas fotos podem estar surgindo no feed: direto do sofá de casa.

A criadora Piper Taich, de Chicago, entregou em um vídeo com mais de 1,9 milhão de visualizações no TikTok que sua bandeja foi comprada pela internet e o bilhete da companhia foi feito no Photoshop. Assim, ela monta quantas combinações quiser, fotografa e posta.

Para quê? "Se você está me perguntando qual é o objetivo disso, o objetivo é me divertir e é arte. É uma forma divertida de expressar meu amor pela moda, garimpagem e direção artística", justifica.

Continua após a publicidade

No radar das autoridades

Brincadeira ou não, o aumento no interesse em fotografar próximo às áreas de raio-X no embarque já está no radar da TSA (Transport Security Administration), revelou a agência de segurança de portos e aeroportos do governo federal dos EUA à CNN.

"A TSA está ciente desta tendência recentemente. Desde que as fotos glamurosas ensaiadas não estejam causando atrasos ou problemas para outros passageiros nos pontos de checagem, não há objeção", explicou um porta-voz à emissora. Mas as autoridades alertam que, enquanto o viajante se preocupa com o clique perfeito, alguém pode roubar seus objetos de valor.

"Viajantes devem tomar cuidado com suas identidades, passaportes ou quaisquer itens leves sobre a bandeja que possa ser levada delas quando passam pelas máquinas".

33 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Eric D Alessandro Bonaccorsi

Gente extremamente esforçada para se superar a cada dia na arte de ser fútil e ridícula.

Denunciar

Edilson Mendes de Oliveira

Isso aí tem nome: falta de ter o que fazer. Quem acorda as 5h da manhã,  trabalha oito horas por dia, enfrenta ônibus lotado, definitivamente não terá disposição para tanta besteira

Denunciar

Adriano Frasson Gallizioli

Quanto retarda.d.o

Denunciar