Fernando de Noronha é eleita ilha mais bonita das Américas Central e do Sul
Fernando de Noronha foi eleita a melhor ilha das Américas Central e do Sul em 2024, na opinião dos leitores da revista especializada Condé Nast Traveller.
A publicação, que divulgou nesta terça (1º) seu prêmio anual "Readers' Choice Awards" ('Prêmio da Escolha do Leitor', em tradução livre), recebeu mais de 575 mil votos turistas em todo o mundo para chegar a esta conclusão; estes leitores avaliaram propriedades de diferentes categorias — destinos, hotéis, resorts, empresas de cruzeiros, entre outros — para eleger a nata do turismo mundial.
Noronha obteve nota 95,24 (entre 100 pontos possíveis) na avaliação dos viajantes pelas suas paisagens e infraestrutura, muito à frente da segunda colocada de Belize, com 86,43. É interessante notar que a pontuação do arquipélago brasileiro supera a da ilha que ficou em primeiro lugar na Europa, a portuguesa Madeira, com 90,31, e praticamente empatada com a melhor ilha britânica, Jersey (95,29), e a líder asiática Bali (95,71), o que a destaca também no cenário internacional.
Entre as vencedoras de outros continentes, ficaram muito à frente da brasileira apenas a melhor da África e Oceano Índico (Maldivas, com 99,29), a melhor da América do Norte (Hilton Head Island, com 98,10) e a melhor do Caribe (Bahamas, com 99,51). A vencedora da região do Pacífico Sul, Fiji, teve pequena vantagem de 96,51.
Noronha sempre favorita
Amado por famosos como Bruno Gagliasso, Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine, esta não é a primeira vez que o arquipélago brasileiro vai parar no primeiro lugar do Readers' Choice Awards no continente — ela já havia levado o mesmo prêmio em 2022.
Para a Traveler, o forte de Noronha é levar o turista para longe das multidões em praias brasileiras como as do Rio e de São Paulo. Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco, o arquipélago pernambucano é "uma coleção dos grandes hits da mãe natureza", segundo a publicação, por permitir o mergulho em águas limpas, as trilhas para admirar fauna e flora exóticas e o nascer do sol sobre o oceano.
Já a Baía do Sancho, em Noronha, foi eleita uma das 39 praias mais belas do mundo pelos editores da revista "Architectural Digest", em seleção publicada no fim de junho de 2023. "Enquanto aproveita as águas luminescentes e as areias em tons de marfim, não deixe de admirar o vulcão extinto do Morro do Pico, localizado na costa junto com outras formações rochosas", recomendou a publicação na ocasião.
Em março do mesmo ano, Sancho também já havia sido também considerada a mais bonita do mundo pela edição 2023 do prêmio Travelers' Choice Best of the Best, da plataforma Tripadvisor, pelas suas "majestosas falésias", "águas mornas e translúcidas", além da presença de tartarugas marinhas, arraias, golfinhos, caranguejos e tubarões.
Localizada a 545 quilômetros de Recife, ela é visitada principalmente por fãs da prática de mergulho em suas águas cristalinas e, por vezes, revoltas — o que garante o interesse de surfistas em seus "swells", com ondas de até quatro metros de altura. Além de vencer diversas outras seleções do mesmo prêmio, ela ainda foi considerada a praia favorita de viajantes brasileiros em pesquisa feita pela plataforma Booking.com em 2022.
Conheça as melhores e mais bonitas ilhas das Américas Central e do Sul, segundo a Traveller:
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receber1ª: Fernando de Noronha, no Brasil
Nota: 95,24
2ª: Ambergris Caye, em Belize
Nota: 86,43
3ª: Islas Secas, no Panamá
Nota: 85,71
4ª: Ilhas Galápagos, no Equador
Nota: 82,34
5ª: Ilha de Páscoa, no Chile
Nota: 82,29
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.