Entre moda e ativismo: como nasceu, na Bahia, o 6° melhor resort do mundo
O resort cinco estrelas Uxua Casa Hotel & Spa em Trancoso, na Bahia, foi eleito sexto melhor resort do mundo pelos leitores da revista "Condé Nast Traveller", como divulgado nesta terça (1°).
O estabelecimento baiano já esteve muitas outras vezes no Readers' Choice Awards, prêmio promovido pela publicação há 37 anos e divulgado anualmente, e, em 2021, chegou ao primeiro lugar. Pela sexta vez, encabeçou a lista de melhores da América do Sul.
O que muita gente pode não saber é que o Uxua também representa uma virada de carreira para seus criadores.
O verdadeiro paraíso tropical conquistou o designer holandês Wilbert Das. Após uma bem-sucedida carreira como diretor criativo da Diesel, ele embarcou, em 2008, no projeto pioneiro ao lado de Bob Shevlin, diretor do departamento virtual da marca italiana.
Da fazenda ao Quadrado
Até os 19 anos, Wilbert viveu e trabalhou na fazenda da família em Riethoven, na Holanda, até se formar designer de moda pela Academia de Belas Artes de Arnhem.
Ele conta que, em setembro de 1988, pegou o carro do pai emprestado para fazer entrevistas de emprego em Milão e na mesma manhã participou de uma entrevista para a Diesel com o próprio Renzo Rosso (empresário e fundador da famosa marca italiana). Naquela tarde, o emprego já era seu - o que o fez devolver o carro para o pai somente três meses depois.
Após 21 anos na grife, em 2009 decidiu sair.
Queria desacelerar o ritmo de trabalho e resetar meu processo criativo, aquela velocidade já não fazia muito sentido para mim, assim como a constante produção de novos produtos a cada coleção.
Foi quando a Bahia cruzou com o seu destino e Trancoso foi escolhido como acolhida de seu estúdio de design. Das comprou uma casa abandonada com um enorme jardim, no Quadrado de Trancoso, e resolveu revitalizá-la em parceria com artistas, artesãos locais e nativos pataxós.
Aos poucos, Wilbert foi adicionando outras propriedades do Quadrado ao projeto. Juntamente com seu parceiro na Diesel, Robert Shevlin, as casas e jardins revitalizados começaram a tomar forma como o UXUA Casa Hotel & Spa — a palavra "UXUA", aliás, significa "maravilhoso" na língua pataxó.
Logo em seu primeiro ano, o resort já foi cenário para as fotos do famoso calendário Pirelli na edição de 2009, fotografado por Terry Richardson, e figurou em uma matéria de 14 páginas na Vogue, com fotos de Mario Testino.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberHá 20 anos, já gostava muito dessa ideia de me hospedar numa casa com a personalidade do país onde eu estava, morando e vivendo como as pessoas locais. Vivendo de perto a cultura local, a música, a comida, tudo... Nós chegamos à conclusão de que o local ideal teria que ter, necessariamente, a personalidade de uma casa. Tudo isso somado ao serviço diferenciado de um hotel de luxo.
A alma ecológica
Nascido em Columbus, nos Estados Unidos, Robert Francis Shevlin não poderia imaginar com quais curvas se depararia em sua trajetória: formado em escrita criativa, foi para vendas na indústria farmacêutica e, aos 25 anos, mudou-se para a Itália para seguir carreira no mundo da moda.
Pioneiro em novas técnicas de mídia, em 1995 começou a atuar na italiana Diesel e ganhou prêmios. Paralelamente ao prestígio que conquistou no marketing da grife, Bob sempre esteve engajado em causas sociais e ambientais.
Junto a Wilbert, criou uma holding cujo intuito é preservar patrimônios ao comprar, reconstruir e reformar casas centenárias em lugares como Itália, França, México, Estados Unidos e ... Brasil.
Em 2006, igualmente seduzido por Trancoso, iniciou o projeto do UXUA Casa Hotel & Spa com uma proposta de economia circular aliada à valorização e a restauração da arquitetura local.
Robert enumera alguns projetos com a marca que atuam diretamente na comunidade local, como o UXUA UNI 2020, com 20 funcionários locais matriculados ou formados em cursos universitários; 12 anos de parceria com a ONG de Turismo Sustentável Despertar no projeto MAMA Trancoso, responsável por oferecer de 10 a 20 alunos aulas de biologia, geografia, direitos civis, idiomas, multimídia e outros.
O ativista também atuou para que o Uxua fosse o primeiro hotel brasileiro a ser signatário do Pacto Global da ONU. Além disso, Bob participa do Conselho Consultivo da Conservação Internacional Brasil e da CREST (Center for Responsible Travel - Centro para viagens responsáveis).
Entusiasta da alimentação saudável, Bob é cocriador da Horta Orgânica de Ensino (localizada em terreno de propriedade do UXUA) da ONG Associação Despertar (fundada em 2010), focada em educação e turismo local sustentável. Também é cofundador, apoiador financeiro e conselheiro técnico da Conservação Internacional Brasil no projeto Futuri - Aliança pelo Turismo Regenerativo, uma aliança de turismo sustentável atuante no litoral sul da Bahia.
Bob também é cofundador do Organic Festival Trancoso junto com o consultor culinário francês Charles Pirou, que recebe a 5ª edição de 16 a 20 de outubro.
As credenciais acumuladas de Bob o levaram a ser cofundador e primeiro presidente da OTT - Organização Turismo de Trancoso de Trancoso - formada em 2024 com outras empresas que são referência na região como o restaurante Capim Santo e os hotéis Fasano Trancoso, Pousada Tutabel e Villas de Trancoso.
O hotel
Atualmente o UXUA tem um total de 16 casas - treze delas distribuídas em um jardim privativo de 9 mil metros quadrados, juntamente com piscina, academia, spa e ateliê com tear antigo. As outras três casas estão voltadas para o Quadrado.
O UXUA ainda conta com restaurante, Praia Bar e o UXUA Roça, fazenda orgânica que fornece insumos ao hotel.
Uma diária na hospedagem de luxo tem preços que variam de R$ 2.070 (quarto em baixa temporada) a R$ 47.800 (casa de três supites no Carnaval).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.