Tuju, em São Paulo, é premiado por hospitalidade em 'Oscar' da gastronomia

Além de ser um dos grandes destaques em gastronomia de 2024, o Tuju também tornou-se referência em hospitalidade. O Latin America's 50 Best Restaurants 2024 anunciou nesta quinta (17) o estabelecimento como vencedor do Gin Mare Art of Hospitality Award. Em maio, o restaurante paulistano já havia conquistado sua segunda estrela, a estrela verde e o prêmio de melhor abertura pelo prestigiado Guia Michelin

Segundo a organização do prêmio, hoje considerado o "Oscar" da gastronomia, a premiação busca promover a arte do atendimento em toda a região.

"Inaugurado em 2014, o Tuju tem como missão proporcionar uma experiência gastronômica exclusiva que vai além do tradicional chegar - comer - sair. Em 2023, o restaurante mudou-se para suas instalações atuais, onde propõe uma experiência imersiva que percorre três ambientes e incentiva a troca de energia com o local", afirma a organização em comunicado enviado a Nossa.

Katherina Cordás e Ivan Ralston
Katherina Cordás e Ivan Ralston Imagem: @kato78

Comandado pelo chef Ivan Ralston, o restaurante também é obra da pesquisadora gastronômica Katherina Cordás, responsável pelo setor de hospitalidade do restaurante e também pelo centro de pesquisa Tuju Pesquisa.

Estamos muito felizes em receber esse prêmio. Um dos principais pilares do Tuju é a hospitalidade: buscamos criar uma noite especial e memorável a todos para os clientes se sentirem acolhidos e bem-tratados. Queremos que todos se sintam especiais aqui. Por isso, estamos sempre atentos aos mínimos detalhes. Buscamos proporcionar uma experiência sob medida para todo mundo que vem nos visitar, diz Katherina.

Ivan complementa:

No Tuju, conseguimos criar um ambiente leve e divertido sem que isso nos impeça de trabalhar em absoluto silêncio, focados e extremamente concentrados. É preciso mostrar ao cliente que trabalhamos com muita seriedade e, ao mesmo tempo, com imenso prazer, fazendo o que mais amamos.

Como é o Tuju

Situado em uma rua sem saída no bairro Jardim Paulistano, o espaço é distribuído por três andares — a cozinha do restaurante e suas mesas (apenas nove) ocupam o segundo andar. Em agosto deste ano, o restaurante foi premiado como um dos mais bonitos do mundo pelo Prix Versailles.

Continua após a publicidade
Fachada do Tuju
Fachada do Tuju Imagem: Alberto Ricci

A experiência começa com aperitivos no pátio, onde os clientes se sentam no bar sob uma jaboticabeira com vista para os dois andares da adega e para a cozinha onde são preparadas as sobremesas, no terceiro andar. No segundo andar, as mesas ficam em torno da cozinha aberta. No final, os comensais são convidados a subir ao terceiro andar para degustar petit fours e queijos servidos com café, chá e vinhos de sobremesa.

Teceiro andar do Tuju
Teceiro andar do Tuju Imagem: @kato78

Como primeiro e único restaurante brasileiro com um instituto de pesquisa próprio, criado em 2022, o Tuju desenvolve seus menus de acordo com a sazonalidade e disponibilidade de ingredientes e sabores de São Paulo. Em outubro, Ivan foi eleito o melhor chef de São Paulo pelo Prêmio Nossa.

O prêmio no 50 Best

Continua após a publicidade

"É uma grande honra anunciar o Tuju como vencedor do Gin Mare Art of Hospitality Award. A dedicação, a paixão e o talento da equipe se refletem em uma experiência gastronômica sublime e imersiva, elevada pelo atendimento dos profissionais e pelos ingredientes e sabores de São Paulo. A casa alcança um equilíbrio delicado de todos esses fatores, o que faz do Tuju um grande merecedor desse prêmio", diz William Drew, diretor de conteúdo do Latin America's 50 Best Restaurants.

Tomate, alga e tucupi, prato do Tuju
Tomate, alga e tucupi, prato do Tuju Imagem: @kato78

O Gin Mare Art of Hospitality Award é uma premiação especial que reconhece a excelência da experiência e do atendimento proporcionados. Seu vencedor é definido pela Academia, grupo formado por 300 especialistas em gastronomia de toda a América Latina.

Ele é o segundo de três prêmios especiais anunciados antes da cerimônia oficial; o primeiro foi o Latin America's Best Female Chef Award para a chef boliviana Marsia Taha Mohamed, e o terceiro, o American Express One To Watch Award.

No dia 14 de novembro, a 50 Best também revelará sua terceira lista anual de restaurantes ranqueados entre a 51ª e a 100ª posição na região. O anúncio da lista oficial, com eleitos da 1ª à 50ª posição, será feito no dia 26 de novembro.

Segundo a organização, para garantir um processo justo e confiável de votação e elaboração da lista Latin America's 50 Best Restaurants 2024, o 50 Best contratou a empresa de consultoria Deloitte como parceira oficial e independente de arbitragem. Para mais informações sobre o processo de votação, clique aqui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes