De olho no turismo religioso, São Paulo lança guia de atrações evangélicas
Depois do guia de turismo católico, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou na quarta-feira (31) o Guia Turístico Evangélico, com indicações de museus, eventos e demais atrativos para visitação no segmento religioso.
O Guia destaca, por exemplo, as opções de visitação aos grandes templos religiosos na capital e no interior. São Paulo abriga também a Igreja Batista mais antiga do país, localizada em Santa Barbara do Oeste. Conta com um dos maiores templos evangélicos do país, na Pompéia, e um dos maiores vãos livres do estado. A Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, é onde está um dos primeiros cemitérios protestantes.
Em outras partes do estado, nas cidades de Barueri, Engenheiro Coelho e Santana do Parnaíba, que contém museus da bíblia. O Museu de Arqueologia Bíblica de Engenheiro Coelho, por exemplo, tem em seu acervo quase duas mil peças em exposição, que contam 4500 anos de história (3 mil a.C. a 1500 d.C.), por meio de coleções arqueológicas, de numismática e obras raras (bíblias).
Na cultura e entretenimento, o Auto de Páscoa, encenado há duas décadas pela Igreja da Cidade, é um evento que celebra a vida, morte e ressurreição de Jesus. Segundo a organização, cerca de 584 mil pessoas assistiram ao espetáculo temático.
Turismo religioso
São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de templos religiosos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e também sede de uma da maior Marcha para Jesus do país, reunindo cerca de dois milhões de pessoas.
O turismo religioso é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
As viagens relacionadas ao turismo religioso movimentam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e mais de R$ 15 bilhões, conforme o Ministério do Turismo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.