Arranha-céu alemão sem moradores vira atração e tem até corrida nas escadas
Construído no extremo leste da Floresta Negra, nos arredores da cidade medieval de Rottweil, na Alemanha, o arranha-céu TK Elevator Testturm é um dos edifícios mais altos do país. Mas por que ninguém mora lá?
Com um investimento superior a 40 milhões de libras (cerca de R$ 245 milhões), o TK Elevator Testturm, projetado pelos renomados arquitetos Helmut Jahn e Werner Sobek, foi inaugurado em 2017. Com 246 metros de altura, a torre se destaca por sua aparência elegante em meio à floresta.
O Testturm, no entanto, é uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento para testes de elevadores e não um edifício projetado para abrigar moradores. Ele abriga 12 poços de teste em sua estrutura de 21 metros. Esses poços permitem que engenheiros testem elevadores de última geração a velocidades de até 18 metros por segundo, tanto na vertical quanto na horizontal.
Torres de teste de elevadores são "um pouco como uma pista de teste para uma equipe de Fórmula 1", disse Tomio Pihkala, diretor de tecnologia da fabricante finlandesa de elevadores Kone, em entrevista para a CNN.
A principal e mais importante razão pela qual as torres de teste existem é que a verificação de certas funcionalidades de segurança só pode ser feita em um ambiente real.
Centro de inovação - e ponto turístico
Com mais de 1.500 funcionários trabalhando na torre, ela também possui três poços de 100 metros de altura que são dedicados a testar o sistema de elevador MULTI sem cabos, que introduz a tecnologia de trem mag-lev (tecnologia de transporte que utiliza levitação magnética) à indústria de elevadores.
Para a CNN, Pihkala explicou a importância do tamanho da torre para os testes. "Elevadores de alta velocidade viajam a mais de 30 pés por segundo, e para testar esse tipo de elevador, você precisa de espaço suficiente para acelerar até a velocidade máxima e então desacelerar", disse.
O arranha-céu Testturm, porém, acabou se tornando também uma atração para moradores e turistas na região de Baden-Württemberg.
Além de ser um local onde profissionais podem testar e garantir a segurança de novos elevadores, o edifício oferece uma plataforma de observação a 230 metros de altura, de onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica da Floresta Negra e dos Alpes Suíços.
Visitas ao prédio podem ser feitas de forma individual ou em grupo, sendo recomendado adquirir os ingressos com antecedência para otimizar o tempo de espera. A idade para visitação é livre, mas crianças e adolescentes até 14 anos devem estar sempre acompanhados. Os ingressos têm preços a partir de 5 libras (cerca de R$ 30).
"Em 30 segundos, os visitantes são levados a uma altura de 761 pés", disse Beate Höhnle, gerente da torre, à CNN em uma entrevista.
O passeio tem uma velocidade de 26 pés por segundo e, em um dia claro, os visitantes conseguem ver os Alpes Suíços. Não importa a época do ano, a torre e a vista sempre oferecem algo especial, completou.
Corrida nas escadas
Em 2018, o TK Elevator organizou pela primeira vez o Campeonato Alemão de Corrida de Escadas em Rottweil. Com um total de 1.390 degraus, o evento reúne mais de 1.000 participantes, entre atletas de elite, bombeiros, policiais e entusiastas de todo o mundo, que testam sua resistência e velocidade.
Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o campeonato foi realizado de forma virtual, mas retornou com força total em 2022. A edição de 2024 ocorreu em setembro, com representantes de 30 países.
O recorde de tempo subindo os 1.390 degraus é de 6:56 minutos na categoria masculina e 9:07 minutos na categoria feminina. A competição permite participação tanto individual quanto em dupla.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.