Cia aérea belga é eleita n°1 do mundo; brasileiras ficam fora do top 20
De Nossa
03/12/2024 05h30
As companhias aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul viram a pontuação de seus serviços piorar, segundo o ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado nesta terça (3).
A companhia aérea belga Brussels Airlines foi eleita a melhor do mundo na avaliação dos passageiros, desbancando a Qatar Airways, que figurou em primeiro lugar no ranking por dois anos consecutivos. A empresa alcançou 8,12 como nota final, destacando-se pelo processamento de reclamações (8,7), opinião do cliente (7,9) e pontualidade (7,8).
As brasileiras
De acordo com o levantamento elaborado a partir da avaliação de passageiros, a Latam Airlines saiu do quinto lugar em 2022 (não apareceu na relação do ano passado) para o 23º lugar neste ano. Pelo segundo ano consecutivo, Gol e Azul perderam posições no ranking. A Gol caiu dez posições, saindo do 68º lugar para 78º em 2024. Já a Azul apresentou a maior queda na comparação com 2023, passando do 47º lugar para 83º neste ano.
Entre as empresas aéreas nacionais, a Latam Airlines (23ª posição) foi bem avaliada no desempenho pontual (8,3) e na qualidade dos serviços (8,1), mas obteve 5,0 para processamento de reclamações, atingindo 7,16 como nota final.
A Gol (78ª posição) recebeu 8,4 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 0,1 em relação ao atendimento de reclamações de usuários, alcançando pontuação final de 5,44.
A Azul (83ª posição) obteve 8,2 para serviço; 7,7 para pontualidade e somente 0,1 para processamento de reivindicações, chegando a 5,32 como pontuação final.
Os resultados do ranking reforçam a insatisfação dos usuários de companhias aéreas nacionais, especialmente no que diz respeito à resolução de reclamações sobre problemas nos serviços prestados pelas empresas. É um alerta para que as companhias se atentem e busquem soluções para oferecer melhores serviços, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Melhores companhias aéreas do mundo
1° Brussels Airlines, da Bélgica
2° Qatar Airways, do Catar
3° United Airlines, dos Estados Unidos
4° American Airlines, dos Estados Unidos
5° Play, da Islândia
6° Austrian Airlines, da Áustria
7° LOT Polish Airlines, da Polônia
8° Air Arabia, dos Emirados Árabes Unidos
9°, Wideroe, da Noruega
10° Air Serbia, da Sérvia
O ranking
Nesta edição foram listadas 109 companhias aéreas, avaliadas por 19,8 mil usuários de 54 países. A pesquisa, realizada de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
A AirHelp é uma empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos.