Pretona BBQ, a chef da periferia de SP que aposta no churrasco brasileiro
Há uma preciosidade no retrato fiel da mulher brasileira que move céu e terra pelos seus e não seria diferente com a Chef Pretona BBQ, especialista em churrasco que o Cozinha das Quebradas, série de Nossa, te convida a conhecer no seu mais novo episódio.
Baseada no Parque do Lago, Zona Sul de São Paulo, Pretona BBQ é a persona por trás da Tatiana, mãe de três filhos que afirma: "Se o Brasil não é para amadores, imagina a quebrada?!".
A Pretona BBQ é uma mulher que me dá muita força. Meu nome é Tatiana, tenho 35 anos, sou mãe de três filhos lindos, churrasqueira. Uma filha meio rebelde, mas amorosa. A Pretona foi a mulher que veio para encarar tudo que a Tatiana vive, para segurar todo rojão. Chef Pretona BBQ (Tatiana)
Tatiana fala sobre a Pretona ser sua parte de realizações: "Todos os sonhos que a Tatiana deixa no papel, a Pretona vai lá, encara e sai. E vai seguindo com um monte de não, com descaso".
Ela conta como tudo começou na vida de churrasqueira: "Foi desde sempre, mas o que enfatizou mais foi quando eu trabalhava em uma lanchonete que eu fazia tudo. Quando comecei a estudar gastronomia, em uma fase muito pesada (...), aí fui fazer festivais como voluntária".
Formada, sua presença nos festivais tinha um objetivo: "O curioso aprende quando ele se força e comecei a meter o louco e ir de voluntária nos eventos. Conheci chefs churrasqueiros fantásticos, outros que também não foram, e segui. Me apaixonei pela costela fogo de chão e duvidaram de mim".
Hoje, Pretona é uma churrasqueira de sucesso na quebrada. No episódio, ela mostra como fazer um churrasco e prefere ensinar uma versão mais econômica, com linguiça, bisteca e frango.
Uma dica da chef para colocar a linguiça e não cair na brasa é atravessar espetos no alimento em formato de caracol. Ela não recomenda furar a linguiça: "Não pode, porque ela perde toda suculência dela, todo suco da carne vai sair".
Pretona explica que a técnica usada impede que o líquido saia, mesmo com o palito: "Falam 'ah, a linguiça vai assar mais rápido'. Não assa, porque a pele, a tripa dela já é para manter o calor para cozinhar por dentro".
A laje onde está a churrasqueira da Chef Pretona tem as cores da Mangueira, escola de samba do Rio de Janeiro, uma forma de homenagem a sua avó Dona Isabel. Ela foi das mulheres inspiradoras da vida da Tatiana, que deixa um recado para outras mulheres:
Se tiver vontade, não hesite em fazer. Não tenha medo, mete o pé na porta. Se não fosse eu por mim, não teria ninguém. Mas se vocês precisarem de dica sobre churrasco, a mulherada aí, pode chamar a Pretona que a gente troca aquele papo. Mas não desistam. Desistir não é uma opção. Chef Pretona BBQ (Tatiana)
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberSegue aí!
A Chef Pretona BBQ pode ser encontrada no Instagram pelo perfil @chefpretonabbq.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.