Topo

Usado por Lula, chapéu Panamá pode levar meses para ficar pronto

Lula tem alta e fala com jornalistas no Hospital Sírio-Libanês, em SP Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Do UOL, em São Paulo*

15/12/2024 12h54Atualizada em 15/12/2024 13h24

O presidente Lula usou um chapéu Panamá ao sair do hospital neste domingo (15), após receber alta. O acessório é feito de palha com uma faixa preta, e tem origem no Equador.

Entenda

Chapéu tem origem no Equador. Peça é feita com toquilla, um tipo de palha que só cresce na região e que sai de uma planta parecida com uma palmeira. A palha é cozida com enxofre para que suas fibras fiquem brancas e macias.

Peça é feita de forma artesanal e trabalho pode demorar meses. Os chapéus são confeccionados por famílias no Equador, em especial na cidade de Cuenca. O trabalho pode levar dias ou meses, a depender da qualidade da palha.

O chapéu ganhou o nome Panamá no início do século 20. À época, era construído o canal do Panamá, e trabalhadores americanos que atuavam nas obras começaram a usar o acessório utilizado pelos trabalhadores locais para se protegerem do calor.

Acessório ficou famoso em 1906 após foto de Rooselvelt. O então presidente americano, Theodore Rooselvelt, usava um chapéu Panamá quando foi fotografado em cima de uma escavadeira que abria o Canal do Panamá, o que ajudou a popularizar a peça.

Lula usou chapéu para esconder curativo na cabeça. "Eu pus o chapéu para vocês não verem o curativo que o doutor acabou de fazer agora. Não quero que vocês vejam porque eu sou um cara teoricamente bonito, mas, na prática, minha cabeça está me deixando um pouco feio", brincou o presidente.

*Com informações de reportagem da agência Efe.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Usado por Lula, chapéu Panamá pode levar meses para ficar pronto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade