Resort pé na areia une luxo, emoção e romantismo em pacato paraíso cearense
Os ventos atraem viajantes de todos os cantos e afastam qualquer preocupação do Cumbuco, cartão-postal do Ceará. Localizada em cidade vizinha à capital Fortaleza, a região possui um encanto natural e foi descoberta internacionalmente como o 'Havaí' do kitesurfe há mais de duas décadas.
Por lá, há quem prefira vivenciar a simplicidade "raiz" do local, antiga vila de pescadores, mas cresce cada vez mais o número de turistas que querem aproveitar uma experiência diferente, mais exclusiva. E então brilham as cinco estrelas do Carmel Cumbuco.
Relacionadas
Pé na areia, o resort da rede hoteleira de luxo faz jus à fama do Cumbuco, considerado hors concours por atletas e simpatizantes da modalidade. O hotel incorpora a serenidade característica da região, mesclando modernidade, tradição e glamour.
Em suas dependências, lembrar da vida mundana vira tarefa árdua, sensação parecida com a paz de espírito proporcionada nos velejos de kite. Referência no paraíso cearense, foi eleito uma das melhores hospedagens do Brasil pelo prêmio Travellers' Choice, do site Tripadvisor.
O Carmel Cumbuco é imponente sem ser exagerado. Une alta arquitetura com elementos que dão toques de elegância e de acolhimento. A própria construção já dialoga com a paisagem por si só, sem riscar o característico horizonte pincelado diariamente por dezenas de pipas coloridas. São quatro andares levantados em formato 'U', com a maioria dos 88 dormitórios espalhada nas laterais. A praia paradisíaca é o "quintal" de luxo.
O resort promove um equilíbrio entre revestimentos finos, decorações clássicas e elegantes estruturas feitas em madeira. Também aproveita a rica flora local como trunfo para a composição de sua identidade. No centro de tudo, uma arborizada área de lazer rodeia uma exuberante piscina moldada como dois oitos interligados e cruzada por uma ponte. O ambiente relax ainda conta com uma série de espreguiçadeiras "diferentonas", uma dezena de ofurôs privativos e um bar completo a nível da água.
Os dormitórios são um esplendor à parte. O hotel possui mais de cinco acomodações diferentes, com destaque para as suítes piscina premium. Essas, todas no térreo, têm o tamanho de lofts em São Paulo. Oferecem cama king size, sofá e banheiro moldado no granito com pia dupla e boxe espaçoso. Além disso, quatro portas de correr dão acesso a uma varanda particular com rede de descanso, cadeiras de sol e jacuzzi. Tudo isso com vista e acesso privilegiados para o interior do resort.
A reportagem de Nossa ficou hospedada em uma das suítes mais luxuosas. Se os outros atrativos do hotel não fossem tão sedutores quanto, seria difícil ter vontade de sair do quarto. E lá não é preciso se preocupar com chaves físicas, que dão vez a pulseiras à prova d'água, semelhantes aos modernos relógios digitais, que liberam o acesso nas portas e permitem que os visitantes possam se esbaldar, sem receio, nas águas.
Tanto requinte se traduz em cifras elevadas, é claro. A diária da acomodação que é carro-chefe do hotel começa em R$ 2 mil e chega até a ultrapassar R$ 4 mil, dependendo da época do ano. Diferenciada e exclusiva, a experiência já começa surpreendendo logo ao chegar na recepção em conceito aberto. O check-in vem acompanhado de uma cesta com frutas e drinques de boas-vindas, cortesia da casa.
Lá, o serviço nunca deixa a desejar. Os mais de 180 funcionários, quase todos da própria região, se mostram tão treinados e solícitos que já antecipam seus movimentos sem serem invasivos. Um guest está sempre disponível para auxiliar os hóspedes com o que for, tanto para dar indicações de estabelecimentos no movimentado centrinho a 15 minutos de distância quanto para agendar alguma das atividades do variado leque do resort. E não faltam alternativas visando aventura, romance ou descanso.
Para quem quer ação, o Carmel Cumbuco possui instrutores à disposição e equipamentos modernos de kitesurfe que atendem de curiosos de primeira viagem a experientes praticantes. Há inclusive uma parceria com a Kite Experience, empresa especializada que organiza as kite trips, viagens de imersão na modalidade, do local. O resort ainda conta com passeios de buggy pelas dunas e points da região — com as tradicionais versões com ou sem emoção — e de jangada, além de bicicletas e quadriciclos para desbravar as areias da praia.
Uma atração imperdível é a massagem, feita por mãos cearenses que aplicam técnicas francesas, no Spa Carmel by Caudalie. Outras experiências incríveis são o café da manhã na barca, que traz uma verdadeira abundância para se fazer o desjejum enquanto curte a piscina, o jantar exclusivo à beira-mar e a programação especial de lua de mel.
A alimentação, inclusive, recebe atenção especial no hotel. As refeições são realizadas em um salão que conta com ambientes interno e externo, ambos cobertos. É possível escolher se vai sentir a constante brisa do recanto cearense ou o refresco controlado do ar-condicionado. A culinária é sofisticada e saborosa, com cardápio extenso e diversificado. A reportagem pediu — e recomenda — um prato diferente a cada almoço e jantar para apreciar ao máximo a cartela de opções.
O Carmel Cumbuco abraça casais, famílias e turistas solo ou em grupo. A atriz Juliana Paes, por exemplo, hospedou-se recentemente por lá junto do marido e dos filhos. É destino de viajantes brasileiros e estrangeiros, fazendo sucesso entre europeus, norte-americanos e vizinhos sul-americanos.
Não importa de onde o visitante venha, o certo é que não vai querer ir embora do Cumbuco. E o resort tem certa parcela nesse encanto paradisíaco.
* O jornalista viajou a convite da rede Carmel Hotéis