Trem a 320 km/h passa a ligar Berlim a Paris; veja preço e duração

Como parte do compromisso com as mudanças climáticas assumidos pela União Europeia (UE), um novo trem de alta velocidade passou a conectar duas das principais cidades do continente.

Como é e quanto custa a viagem

Os trechos entre Berlim e Paris foram inaugurados nesta segunda-feira (16). A operação é feita com os ICE, os trens de alta velocidade alemães controlados pela Deutsche Bahn, a DB, companhia ferroviária nacional, em colaboração com a SNCF Voyageurs, da França. A ligação é a primeira em alta velocidade realizada entre as duas cidades. Até então, os passageiros precisavam trocar de trens ao longo do caminho, com o risco de perder suas conexões.

Os trens podem chegar a 320 km/h, segundo a AFP. Com uma viagem por direção a cada dia, a rota tem duração de aproximadamente oito horas e três paradas. Em território francês, o trem pode atingir impressionantes 320 km/h. Já nos trilhos alemães, o ICE chega a 250 km/h.

Ligamos a Europa de uma forma amiga do clima: [...] o ICE vai diretamente de Berlim para Paris --e vice-versa. Em 8 horas, você vai da capital alemã à capital francesa via Frankfurt Süd, Karlsruhe e Estrasburgo
Deutsche Bahn em seu perfil no X

Em ambos os trechos, o trem parte pela manhã e viaja ao longo de toda a tarde, chegando no destino no início da noite. O trem rumo a Paris deixa Berlim às 11h54 (horário local) e chega na capital francesa às 19h55. Já a rota contrária tem início às 9h55 na Gare de l'Est, chegando Berlin Hauptbahnhof às 18h03.

Televisores espalhados pelos vagões indicam o trajeto do trem; na imagem acima, a previsão de chegada na estação Berlin-Spandau, a última antes do destino final no trecho rumo à Berlim
Televisores espalhados pelos vagões indicam o trajeto do trem; na imagem acima, a previsão de chegada na estação Berlin-Spandau, a última antes do destino final no trecho rumo à Berlim Imagem: Reprodução/YouTube/Simply Railway

O "vagão-restaurante" do ICE é equipado com lanchonete e mesas. Os viajantes da primeira classe podem fazer seus pedidos digitalmente e recebê-los em seus assentos. A primeira classe é localizada nos dois primeiros vagões e na metade do terceiro vagão, onde divide espaço com o restaurante. Os cinco vagões que completam o trem são dedicados à segunda classe.

Parte do vagão que comporta assentos da primeira classe e as mesas destinadas às refeições durante a viagem
Parte do vagão que comporta assentos da primeira classe e as mesas destinadas às refeições durante a viagem Imagem: Reprodução/YouTube/doc7austin's DreamlinerCentral

A rota tem pouco mais de mil quilômetros de extensão. Os interessados na novidade terão de desembolsar pelo menos 60 euros por trecho (cerca de R$ 380, conforme cotação atual). O valor da tarifa depende da classe em que o passageiro deseja viajar e da demanda pelos tíquetes no momento da compra. Uma simulação feita por Nossa indica que o valor de uma passagem comprada às vésperas do embarque pode chegar a 130 euros (R$ 830) por trecho.

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Mais trens, menos gás carbônico

Trens de alta velocidade podem ser uma alternativa aos deslocamentos aéreos. Para minimizar os impactos climáticos causados pelos aviões, a UE deseja dobrar o tráfego ferroviário de alta velocidade no continente até 2030 e triplicá-lo até 2050. Segundo Michael Peterson, chefe de serviços de longa distância da Deutsche Bahn, a intenção do bloco é adicionar "20 mil quilômetros de linhas de alta velocidade" até 2050.

A DB e a SNCF Voyageurs estão desenvolvendo uma rede metropolitana europeia para uma mobilidade verde de longa distância: em comparação com o avião, a viagem de trem entre Berlim e Paris gera apenas um centésimo das emissões de CO2
Alain Krakovitch, presidente do grupo Eurostar, no X

As tarifas baixas e a rápida viagem entre as cidades via avião podem ser obstáculos para o novo trecho. Companhias aéreas de baixo custo, conhecidas como "low-cost", costumam oferecer aos viajantes tarifas que podem ser menos da metade do tíquete da viagem via trem. A duração total da viagem também representa uma grande diferença: no trecho entre Berlim e Paris, o voo é de aproximadamente 1h50.

No entanto, a localização das estações de trem podem ser um atrativo para os passageiros. O caminho às estações costuma ser mais fácil do que o trajeto feito até os aeroportos, geralmente afastados do centro das cidades europeias. Em alguns trechos, inclusive, é possível embarcar em um trem internacional em uma estação de trem comum, com ligação com linhas ferroviárias locais.

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*Com informações da AFP

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