Topo

China planeja maior aeroporto do mundo em ilha artificial; como será?

China terá maior aeroporto do mundo em ilha artificial Imagem: Reprodução/Dalian International Airport via CNN

Colaboração para Nossa

23/12/2024 05h30

Um novo aeroporto chinês, ainda em fase de construção, promete movimentar 540 mil voos anualmente, reforçando a potência do país no setor da aviação.

O Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou, em Dalian, na costa nordeste da China, tem uma peculiaridade: ocupará uma ilha artificial de 20 quilômetros quadrados.

Após a conclusão das obras, o Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou será o maior do mundo em uma ilha artificial. O projeto chinês vai superar o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) e o Aeroporto Kansai, no Japão (KIX), que têm 12,48 e 10,5 quilômetros quadrados, respectivamente.

A primeira fase da construção do Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou deve ser inaugurada em 2035.

80 milhões de passageiros

Segundo a rede norte-americana CNN, o novo aeroporto terá quatro pistas e um terminal de passageiros. E deve receber 80 milhões de passageiros por ano.

Para comparação, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebe 39 milhões de passageiros anualmente, conforme dados divulgados no portal do aeroporto brasileiro. O terminal 3, o mais moderno e recente, tem 192 mil metros quadrados.

Localização estratégica

A localização do novo aeroporto chinês é estratégica para a economia.

Segundo o portal South China Morning Post, a cidade portuária de Dalian se tornou "um centro de refinarias de petróleo, serviços de transportes marítimo e logístico e turismo costeiro" por sua proximidade com os países vizinhos Japão e Coreia do Sul.

China terá maior aeroporto do mundo em ilha artificial Imagem: Reprodução/Dalian International Airport

Clique para acessar conteúdo externo

China terá maior aeroporto do mundo em ilha artificial - Reprodução/Dalian International Airport ()

O projeto para o aeroporto está em andamento há mais de 20 anos. Segundo a CNN, a seleção do local que receberia o novo aeroporto e os estudos de como o projeto sairia do papel tiveram início em 2003. No entanto, a fase de obras começou somente nos últimos anos.

Os engenheiros responsáveis pela construção de um aeroporto em uma ilha artificial enfrentam inúmeros desafios. Segundo Li Xiang, engenheiro chefe da Dalian Airport Construction and Development Co., Ltd., "o projeto enfrenta condições geológicas complexas, dificuldades no processo de perfuração e alta demanda por qualidade".

Ainda segundo Li Xiang, em declaração citada pela CNN, o cronograma para a entrega do Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou é "apertado".

O novo aeroporto faz parte do crescimento do setor de aviação chinês. Conforme relatado pela CNN, o Aeroporto Zhoushuizi de Dalian, que opera há quase um século, atingiu sua capacidade máxima de operação, apesar de obras de expansão realizadas nos últimos anos.

Ainda de acordo com a emissora, a China busca ultrapassar os Estados Unidos no título de maior mercado de viagens aéreas do mundo.

Segundo o governo chinês, a alta demanda por voos faz com que o país precise ter cerca de 450 aeroportos funcionando até 2035.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

China planeja maior aeroporto do mundo em ilha artificial; como será? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade