Múmias com línguas de ouro indicam rituais para vida após a morte no Egito
De Nossa, em São Paulo
23/12/2024 05h30
Línguas douradas e unhas de ouro. Uma missão arqueológica descobriu estes detalhes em 13 múmias durante uma escavação no Egito, que ocorreu entre novembro e dezembro deste ano.
Detalhes em ouro e novas tumbas
Foram mais de 300 múmias descobertas no local. As escavações revelaram restos mortais que, segundo os pesquisadores, permitem aprofundar conhecimento sobre práticas funerárias, vida religiosa e atividade monástica no Egito Antigo. A missão foi feita pelo Instituto de Estudos do Antigo Oriente Próximo da Universidade de Barcelona, na Espanha.
Treze múmias tinham línguas douradas. De acordo com os pesquisadores, isso seria um símbolo de preparação para a vida após a morte. Uma delas também tinha uma placa de ouro decorando as unhas.
Detalhes trazem "novas facetas" da história egípcia antiga, de acordo com os arqueólogos. Outros objetos de grande valor foram recuperados, como um artefato em formato de coração e amuletos com figuras de divindades egípcias.
Escavações também revelaram a estrutura de uma tumba com 300 múmias. Local tem três câmaras funerárias e um teto arqueado. A parede está decorada com textos e imagens que representam rituais funerários e figuras divinas. Além disso, quatro sarcófagos foram descobertos no mesmo lugar.