Topo

Boneco 'cagão' e visita ao cemitério: como Natal é celebrado em 20 países

KFC em Tóquio: o dia mais movimentado do ano para o fast-food americano no Japão é 24 de dezembro Imagem: tupungato/Getty Images

Colaboração para Nossa

24/12/2024 05h31

O Natal é tempo de celebrações enraizadas em tradições de séculos e, por isso, cada povo tem seus costumes influenciados pela cultura local para a época — até mesmo aqueles que não são cristãos. Conheça 20 delas:

Filipinas

Natal em Manila, nas Filipinas Imagem: China News Service/China News Service via Getty Ima

Filipinos são grandes fãs do Natal — tanto que as decorações duram quase cinco meses, começando em setembro e durando até o primeiro domingo de janeiro, apontou uma reportagem da rede americana CNN.

Ainda é parte das tradições em alguns locais acender e pendurar uma lanterna de papel — parol — do lado de fora da janela de casa.

As famílias também se reúnem na véspera de Natal, dia 24, para cearem com fartura durante a "Noche Buena", a noite feliz.

Japão

O frango frito do KFC é tradição da ceia natalina de parte dos japoneses Imagem: Reprodução/Instagram

Enquanto em muitos países está todo mundo preocupado com o peru, os japoneses são grandes fãs do frango frito da rede de fast-food americana KFC, que virou tradição por lá no Natal. É romântico para casais dividirem o seu balde, assim como é considerado festivo para as famílias.

O costume começou nos anos 70, resultado do poder da publicidade dos EUA e também da falta de conexão religiosa e cultural que a maioria dos japoneses — xintoístas e budistas — tem com a data.

Polônia

Natal na Polônia Imagem: gkrphoto/Getty Images/iStockphoto

Uma das mais antigas tradições natalinas na Polônia envolve manter um peixe — geralmente uma carpa — vivo na banheira por dias antes finalmente prepará-lo para a ceia de Natal.

A maioria das pessoas hoje já compra seu corte de peixe no mercado, mas o costume ainda sobrevive em alguns locais do país, assim como da República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Alemanha e Croácia.

Os poloneses ainda têm outras formas de celebrar o Natal comuns também por aqui: dar presentes, ir à igreja para a celebração da data e até jejuar na véspera de Natal antes de encarar uma farta ceia de 12 pratos, que inclui a tal carpa para dar sorte, segundo reportagem da rádio estatal americana NPR.

Finlândia

Sauna e spa são parte do Natal na Finlândia Imagem: Iryna Veklich/Getty Images

Muitos finlandeses comemoram o Natal com uma visitinha à sauna. Mas há outras tradições que começam no dia 13 de dezembro, o dia de Santa Lúcia, quando a filha mais velha de cada família veste um robe branco e uma coroa de velas, servindo pães, biscoitos, café ou vinho quente aos familiares para iniciar os festejos.

Na véspera de Natal, as famílias vão à sauna para relaxar ou a cemitérios para "visitar" os entes queridos já falecidos, segundo as autoridades de turismo locais.

À meia-noite, eles se reúnem na missa. Já o almoço do dia 25 mais tradicional conta com um mingau em que está escondida uma amêndoa, uma tradição que teria começado na Suécia. Quem acha a amêndoa terá sorte pelo próximo ano todo.

Reino Unido

Natal no Reino Unido Imagem: Adam Gault/Getty Images

No Reino Unido, é tradição pendurar a meia dos presentes no pé da cama e não na lareira ou em outra área comum da casa. No dia de Natal, as famílias abrem juntas "crackers" — pacotinhos barulhentos com pequenos brinquedos, coroas de papel e brincadeiras — que são usados tradicionalmente durante o almoço de Natal, segundo a BBC.

Os britânicos também se reúnem para assistir ao discurso do monarca no dia de Natal, em que se discute o significado da data. O dia 26, "Boxing Day", ocasião das trocas de presentes e liquidações também é feriado por lá.

Croácia

Krampus, a assustadora criatura mitológica que é ajudante do Papai Noel Imagem: Getty Images

O Krampus, monstro popular também na Áustria, visita os croatas que não se comportaram bem durante o ano.

Reza a lenda local que a noite do dia 5 de dezembro é reservada para limpar seus sapatos e colocá-los nas janelas para São Nicolau encher de presentes. No entanto, quem recebe apenas alguns galhos dentro dela foi visitado pelo Krampus, de acordo com o jornal The Dubrovnik Times.

As famílias ainda costumam fazer guirlandas para celebrar o Advento com quatro velas que simbolizam esperança, paz, alegria e amor. Na véspera de Natal, os croatas ceiam com refeições leves à base de frutos-do-mar em preparação para o banquete do dia 25, onde há carnes assadas e rolinhos de semente de papoula.

Grécia

Natal em Atenas, na Grécia Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Na Grécia, um país católico ortodoxo, a tradição envolve ir à missa da meia-noite entre o dia 24 e 25, além de manter lareiras e fogueiras acesas (ou jogar um pouco de água benta de uma cruz embrulhada com manjericão) no ambiente — para afastar os kallikantzaroi, criaturas do mal que invadem as casas pelas chaminés para causar confusão, segundo o Business Insider.

Muitas cidades gregas ainda realizam o festival da Noite dos Desejos, em que a população se reúne para fazer pedidos e soltar lanternas de papel nos céus.

É costume ainda decorar nas áreas públicas e nas casas pequenos ou grandes barcos com luzes e preparar o Christopsomo, um pão natalino.

Austrália

Natal na Austrália Imagem: The Photo Commune/Getty Images

Os australianos, assim como nós, celebram o Natal no meio do verão e por isso costumam aproveitar a data na praia. É comum fazer um churrasco nas areias, com amigos e familiares reunidos para provar camarões e lagostas, além de doces, antes de um jogo de críquete ou um mergulho, também de acordo com a publicação.

Argentina

Natal em Buenos Aires, na Argentina Imagem: Anadolu/Anadolu via Getty Images

Os argentinos celebram o Natal com fogos de artifício, luzes e presépios, já que o país é católico. Os festejos se iniciam geralmente no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora — quando costumam decorar suas árvores com algodão para simular a neve, apontou o site.

Os fogos são lançados à meia-noite na véspera de Natal, após a ceia. Em algumas cidades, há também o hábito de soltar lanternas de papel. Alguns argentinos continuam a comemoração de casa em festas durante a noite, enquanto o Dia de Natal costuma ser mais tranquilo — às vezes, no campo.

Ucrânia

Natal em Lviv, na Ucrânia Imagem: Global Images Ukraine/Global Images Ukraine via Getty

Como em outros países ortodoxos, algumas cidades da Ucrânia ainda celebram o Natal segundo o calendário juliano e não o gregoriano, ou seja, a data cai em 7 de janeiro em vez de 25 de dezembro.

Os ucranianos costumam comemorar indo às ruas cantas canções natalinas e assistir (ou encenar) o Vertep, teatro de bonecos que também é uma tradição da época.

EUA

Rockefeller Center e sua célebre árvore frente ao rinque de patinação, em Nova York Imagem: Visit The USA/Divulgação

Nos EUA, é comum que as crianças deixem biscoitos para o Papai Noel na véspera de Natal ou pendurem suas meias próximas à lareira para receber presentes — que também podem ser encontrados sob a árvore de Natal, segundo o Insider e a revista Time.

As famílias ainda costumam jantar juntas no Natal, com direito a algum tipo de assado — presunto, rosbife ou peru — e a tradicional gemada para acompanhar.

Durante toda a temporada de Natal, que começa oficialmente após o Dia de Ação de Graças (na última quinta-feira de novembro), as cidades e casas se enchem de luzes e outras decorações temáticas. Em cidades grandes como Nova York, é comum que as pessoas visitem enormes árvores de Natal como a do Rockefeller Center ou passem para esquiar nos dias de festa.

Espanha

Exemplares do caganer, tradicional mimo do Natal da Catalunha, na Espanha Imagem: Margalef-Eva/Getty Images/iStockphoto

Na Espanha, as tradições variam conforme a região. A maioria das famílias, contudo, deixa para abrir presentes no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, quando relembra-se a visita dos reis magos trazendo presentes a Jesus. É comum que as casas sejam decoradas com presépios e que as ceias tenham frutos-do-mar tanto na véspera quando no dia de Natal.

Na região da Catalunha, o Papai Noel não é tão popular quanto duas outras tradições um tanto escatológicas, mas muito famosas e que fazem a alegria das comemorações de fim de ano: o "caganer" e o "caga tió". Enquanto o primeiro é um boneco em pose de número 2, o segundo é um tronco de árvore mágico, que defecaria presentes entre o dia 24 e 25 de dezembro.

Índia

Natal em Kolkata, na Índia Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Apesar de a Índia ser um país de maioria hindu, o país também tem uma grande população cristã que festeja o Natal. Além de irem à famosa "missa do galo" à meia-noite e ceiarem juntos, decoram suas casas e cidades, além de bananeiras e mangueiras com luzes e flores. Presépios são populares na área externa das casas, assim como lanternas de papel.

No entanto, em vez de comprar roupas ou brinquedos, os indianos costumam presentear amigos e familiares com doces, apontou o Insider.

Rússia

Ded Moroz (à esquerda) durante a época de Natal em Voronezh, na Rússia Imagem: znm/Getty Images

Na Rússia, o "Velho Gelo" (Ded Moroz) visita as casas na véspera de Ano-Novo. Esta é a data em que os russos costumam festejar em torno de uma árvore com presentes para as crianças.

O Natal mesmo só chega no dia 7 de janeiro, já que a Rússia é um país ortodoxo, quando as famílias realizam um banquete sem carne com 12 pratos, que representam os 12 apóstolos de Jesus, apontou reportagem da revista Wired.

Letônia

Natal em Riga, na Letônia Imagem: imantsu/Getty Images

Os letões são bastante musicais e, para ganhar seus representes, é preciso antes recitar um poema, tocar um instrumento ou cantar uma canção. Os mercados de Natal costumam vender comes e bebes populares da época, assim como lembrancinhas comuns no país que clama para si o título de terra da primeira árvore de Natal decorada, segundo o Business Insider.

É difícil dizer se o recorde é deles mesmo, no entanto. Apesar de um dos registros mais antigos de um pinheiro usado para celebrar o Natal seja de 1510, na capital Riga, pode ser que a tradição tenha começado antes, mas ninguém tenha relatado.

Quênia

Natal em igreja de Kisimu, no Quênia Imagem: Anadolu/Anadolu via Getty Images

O país africano tem milhões de cristãos, que celebram o Natal em família. Juntos, eles costumam ir à vigílias em igrejas e fazer refeições fartas com cabras, ovelhas e arroz. No lugar do pinheiro tradicional, os quenianos decoram ciprestes com luzes e ornamentos.

Paquistão

Homem decora bairro cristão antes das celebrações do Natal em Islamabad, no Paquistão Imagem: Faisal Mahmood/Reuters

Apesar de majoritariamente islâmico, os cristãos do Paquistão também celebram o Natal em família, cantando canções da época e montando o presépio em suas casas e igrejas.

No dia de Natal, eles vão à igreja para a celebração religiosa, além de se reunirem também para comerem juntos o banquete típico.

Romênia

Natal na Romênia Imagem: Sebastian Condrea/Getty Images

Os romenos — especialmente as crianças — também são fãs da cantoria natalina, assim como de receberem doces e bolos tradicionais da época por suas performances. Dependendo da região do país, há outras tradições como se fantasiar de cabra ou urso com uma máscara colorida e causar confusão com os corais.

Eles deixam para enfeitar a árvore de Natal com decorações típicas, como os sininhos de cerâmica, apenas no dia 24, contudo. As casas ainda ganham um ramo de visco pendurado, para dar boa sorte, apontou o site especializado The Culture Trip.

Alemanha

Mercado de Natal no centro histórico de Frankfurt Imagem: sborisov/Getty Images

Mercados de Natal são parte importante das tradições alemãs, onde são vendidos vinhos quentes, decorações para as árvores com anjos e luzes, comidas típicas como o stollen — pão de frutas secas que lembra o panetone — e o lebkuchen, um grande biscoito com especiarias que recebe mensagens na sua cobertura, segundo o Insider.

França

Mercado de Natal de Estrasburgo, na França Imagem: Vincent Desjardins

A França também é adepta dos mercados, que além das decorações festivas, são conhecidos pela bûche de Noël — um rocambole natalino. Os franceses costumam ceiar no Natal próximo à meia-noite, ocasião em que é tradição (ao menos em algumas partes da França) comer 13 sobremesas diferentes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Boneco 'cagão' e visita ao cemitério: como Natal é celebrado em 20 países - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade