Rotatória é atração: túneis submarinos ligam ilhas e viram arte nas Faroé
Ventos ferozes e fortes chuvas são características do clima das Ilhas Faroé, uma nação autônoma dentro do Reino da Dinamarca com pouco mais de 50 mil habitantes.
O clima dificulta a viagem de carros e balsas entre o arquipélago — que é formado por 18 ilhas —, mas uma estratégia submarina conseguiu diminuir os transtornos: o Túnel Eysturoy.
À CNN, Teitur Samuelsen, CEO da Eystur-og Sandoyartunlar, a empresa que opera os túneis, comparou a instalação à estruturas famosas: "Nossa Torre Eiffel ou o Big Ben".
Como é o túnel
O túnel conecta Streymoy — a maior das ilhas, que abriga a cidade de Tórshavn (uma das menores capitais do mundo) —, com Eysturoy, a segunda maior ilha do arquipélago e tem quase 11 quilômetros de extensão.
Todos os dias, mais de 6 mil veículos passam por ele e a instalação reduziu drasticamente o tempo de deslocamento entre Streymoy e Eysturoy, de 60 minutos para apenas 15.
O que mais chama atenção em toda estrutura, porém, é uma rotatória, apelidada de "água-viva". "É certamente uma atração turística", diz Sørensen. E ainda, segundo informações da CNN, muitas pessoas dão várias voltas na rotatória de forma voluntária para apreciar a viagem.
Em seu ponto mais baixo, o túnel está a cerca de 614 pés (187 metros) abaixo do nível do mar. E engana-se quem pensa que a estrutura é simples: a via é pavimentada e um colírio para os olhos de quem viaja.
É um ponto turístico não só pela beleza ao olhar, mas também pela experiência auditiva. As pinturas e luzes do túnel fazem parecer com que se está andando de carro dentro do gelo. E, em sua rotatória, há uma estrutura central de aço que irradia luzes que vão alterando suas cores.
Nela, há figuras que representam uma tradicional dança das ilhas. Além disso, o músico Jens L. Thomsen compôs uma paisagem sonora que é possível ouvir sintonizando a rádio 97 FM enquanto dirige.
Como foi feito
Reverenciado pelas ilhas, o artista faroense Tróndur Patursson foi o responsável por criar a instalação. Sua construção levou cerca de quatro anos, sendo inaugurada em 2020.
Ao todo, o túnel Eysturoy custou cerca de 1,4 bilhão de coroas dinamarquesas para ser construído (cerca de R$ 815 milhões na cotação atual).
Os túneis são projetados pelos principais engenheiros e geólogos do mundo, então a segurança em relação ao Atlântico não é um problema
Teitur Samuelsen, CEO da Eystur-og Sandoyartunlar, à CNN
O Eysturoy foi inspiração para a construção do Túnel Sandoy — que conecta a pequena ilha de Sandoy à Streymoy —, inaugurado em dezembro de 2023. Com aproximadamente nove quilômetros de extensão, ele está a cerca de 508 pés (155 metros) abaixo do Atlântico Norte e recebe cerca de 1.000 veículos por dia.
Cada vez mais pessoas estão se mudando de Tórshavn para Sandoy. Em uma vila onde vivem 145 pessoas, 10 apartamentos estão em construção. Isso é muito para nós
Barbara av Skardi, moradora da ilha à CNN, que abriu um café na ilha após mudanças
"O número de visitantes [no museu] mais que dobrou desde que o túnel foi aberto", disse Ólavur Jøkladal, diretor do Museu de Arte de Sandur, que fica na Ilha de Sandoy.
*Com informações de reportagem publicada em 8/12/2020
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.