Cidade no litoral do Brasil é um dos 10 destinos mundiais em alta até junho


Colaboração para Nossa
18/03/2025 05h30
Ubatuba, no litoral de São Paulo, é um dos 10 destinos em alta em todo o mundo até junho, apontou um levantamento da plataforma de aluguel por temporada Airbnb divulgado no fim de fevereiro.
Para chegar a esta conclusão, a ferramenta avaliou o crescimento em buscas feitas por viajantes em seu site e aplicativo entre o primeiro e o último trimestres de 2024 para hospedagens durante o outono de 2025 (ou primavera, no caso do Hemisfério Norte) em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Ubatuba se destacou como um "refúgio costeiro ideal para viajantes que querem escapar a agitação de São Paulo", especialmente interessante no feriado prolongado de 1º de maio. A cidade oferece, na opinião do Airbnb, a "mistura perfeita de relaxamento e aventura", graças às "lindas praias, paisagens exuberantes e cultura local vibrante".
A plataforma recomenda explorar as belezas naturais — como em trilhas — de suas mais de 70 praias, surfar e também relaxar sob o sol.
Outros destinos que estão com tudo
As férias de outono (ou primavera, no caso dos americanos e europeus) têm um clima mais tranquilo do que as de verão ou inverno, de acordo com o levantamento. É um período ideal para priorizar a reflexão, a imersão em eventos culturais ou passar um tempo com a família — embora as viagens solo estejam em alta nestes meses.
Houve um crescimento de 90% no interesse por acomodações apenas para um nestes meses, sendo de 17 dias a duração média do descanso de quem vai viajar sozinho. Quem vai com o parceiro geralmente fica bem menos: apenas nove noites, enquanto famílias passam oito.
Além disso, a procura por espaços que aceitem também o pet para acompanhar o viajante solo aumentou 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. As pessoas estão cada vez mais interessadas em experiências personalizadas, em passar um tempo no interior, descansar e até aproveitar uma experiência educacional, como oferece o Aquário de Ubatuba.
Mas quem estará acompanhado ainda procura atividades em que possa incluir a família toda, como os desfiles de Carnaval da cidade de Colônia, na Alemanha. Veja a lista das cidades mais buscadas em outros países para os próximos meses:
Basel, na Suíça
Por que virou tendência? Icônica competição musical acontece no início de maio, mas ainda oferece outras ricas opções de explorações culturais em museus renomados e marcos arquitetônicos, além de vibrante cena gastronômica.
Gulf Shores, nos EUA
Por que virou tendência? Por oferecer variedade de atividades para todas as idades: esportes aquáticos, pescaria, trilhas naturais em parques e praias, além de uma conceituada cardápio de restaurantes de frutos do mar.
Tait?, no Japão
Por que virou tendência? Por ter cartões postais icônicos como o distrito de Asakusa com seus templos e o observatório Tokyo Skytree. Mercados movimentados e estabelecimentos onde é possível participar de uma autêntica cerimônia do chá são outras opções em alta com os turistas.
Colônia, na Alemanha
Por que virou tendência? Pela combinação de arte e arquitetura do graffiti das ruas a joias como a Catedral de Colônia, à animação do mês de março com os festejos de Carnaval nas ruas, ou ainda nos pubs e bares que servem a Kölsch, cerveja tradicional da cidade.
Milão, na Itália
Por que virou tendência? Pela chance de explorar não só design e arquitetura, como tesouros da moda na Via Monteleone e na Vittorio Emanuele. Em abril, acontece a Semana de Design de Milão, além de experiências criativas como curso de mosaico no Atelier Milan.
Stillwater, nos EUA
Por que virou tendência? Cidade universitária, este refúgio em Oklahoma tem festividades para viajantes solos e famílias em março, no Spring Family Weekend, que acontece no campus da universidade estadual. Há música ao vivo, comida boa e animação nos bares.
Corfu, na Grécia
Por que virou tendência? Por ter opções de aventura em suas paisagens naturais, além de três importantes festivais na temporada: Corfu Garden Festival, ideal para fãs de jardinagem; o Corfu International Music Festival, que celebra música clássica e contemporânea, e o Corfu International Film Festival, com bons filmes locais e internacionais.
Amsterdã, nos Países Baixos
Por que virou tendência? Além de herança cultural rica nos museus e a linda paisagem, a capital do país celebra em 27 de abril o aniversário do rei (Koningsdag) que leva festejos às ruas - uma espécie de Carnaval. Ainda há opções de atividades imersivas, como aprender a fazer joias com artesãos.
Punta Cana, na República Dominicana
Por que virou tendência? O paraíso caribenho tem variedade de esportes aquáticos esperando o turista, como mergulho e surfe, além de cardápio de aventuras de ecoturismo em seus parques, montanhas e rios.