Rio tem uma das 19 melhores pizzas do mundo, aponta revista internacional


Colaboração para Nossa
22/03/2025 12h00
A pizzaria Officina Local, no Rio de Janeiro, serve uma das 19 melhores pizzas do mundo, apontou a revista de turismo internacional Time Out. A publicação divulgou no início do mês uma seleção das redondas mais conceituadas por seus editores globais e a Umbria - uma pizza de alho negro, cogumelos e base de queijos brancos - conquistou 12ª colocação.
Para chegar à combinação de sucesso, o pizzaiolo Guilardo Rocha mistura para a base a ricota e a muçarela fior di latte, um queijo bastante delicado da região da Campânia. Já os cogumelos Paris são refogados na manteiga e no vinho branco antes de ir à massa. Além do alho, a pizza ainda recebe toques de parmesão, chimichurri e tomilho para completar.
Segundo a Time Out, a inspiração para a Umbria está nas trufas negras típicas desta região da Itália. Mas, em vez de optar por ingredientes aromatizados artificialmente, o time da Officina Local decidiu recriar o seu sabor através do alho com cogumelos nesta receita inusitada. A cremosidade ficou por conta dos queijos.
Esta pizza é tão boa que, apesar de ter sido originalmente introduzida como um prato sazonal, rapidamente se tornou um pilar do menu permanente pela demanda popular. Justificou a revista Time Out.
Bateu a curiosidade? A pizzaria tem dois endereços: rua Arnaldo Quintela, 104, em Botafogo e rua Barata Ribeiro, 516, em Copacabana. Confira ainda o top 10 da publicação:
1. Pizzeria da Attilio, em Nápoles, Itália
Peça pela... Pizza Margherita
O que tem nela? Tomates San Marzano Fior di Latte (queijo fresco) de Vico Equenese, Parmesão envelhecido 24 meses e cobertura de manjericão fresco
A publicação destaca que, apesar de margherita ser um sabor tradicional e de Nápoles ser o berço da pizza, poucos locais oferecem a experiência autêntica e de maior qualidade. Esta pizzaria de quase um século - ela foi fundada há três gerações atrás, em 1938 - não tem apenas o tradicional ambiente intimista que se espera das pizzarias locais, como a melhor redonda.
2. Scarr's Pizza, em Nova York, EUA
Peça pela... "Fatia de Queijo"
O que tem nela? Queijo
Apesar de um tanto básica para os paladares mais rebuscados, a Scarr's oferece a melhor fatia de pizza "queijuda" em Nova York - o que a tornou uma referência gastronômica na cidade apesar de ser relativamente recente. A simplicidade bem executada atrai um séquito de fãs ao que foi um dia o porão de uma casa no Lower East Side, onde o proprietário Scarr Pimental mói diariamente os grãos para a farinha de sua massa levíssima.
3. Pizza Marumo, em Tóquio, Japão
Peça pela... Pizza Umami Japanesa
O que tem nela? Cogumelo shiitake desidratado, molho cremoso de cogumelos, muçarela, pecorino, peixe cavalinha, lascas de atum-bonito, kombu, cebolinha, gergelim e molho de soja
A Pizza Marumo é uma das pizzarias em ascensão em Tóquio, que anda cada vez mais apaixonada por pizzas. A casa é conhecida pela massa leve, mas fime, que é resultado de um processo meticuloso de fermentação que dura 24 horas. Como o chef Yuki Motokura trabalhou em restuarantes japoneses, italianos, bar e até uma outra pizzaria, o menu oferece uma fusão das duas culinárias em seus sabores.
4. 180g Pizzeria Romana, em Roma, Itália
Peça pela... Pizza Capricciosa
O que tem nela? É uma pizza margherita crocante com alcachofras, presunto, azeitonas, cogumelos e até um ovo por cima
A pizzaria serve versões atualizadas de clássicos da pizza romana no coração do bairro de Centocelle que, segundo a Time Out, privilegia a cozinha tradicional italiana e não as receitas que satisfazem turistas. A mais popular é a Scrocchiarella, mas a Capricciosa é a que entrega mais sabor pela combinação um tanto ousada de coberturas.
5. Bella Brutta, em Sydney, na Austrália
Peça pela... Pizza de marisco
O que tem nela? Amêijoa-branca, pecorino, chilli fermentado, alho e salsinha
Sucesso desde o lançamento, esta pizza tem gostinho de mar, promete a revista. A massa leve e crocante é coberta por um molho branco cremoso e mariscos macios que ganham um toque picante do chilli e o frescor da salsinha. A combinação é equilibrada por um limão espremido, para finalizar.
6. Diamond Slice, em Copenhague, Dinamarca
Peça pela... 'Nbluja
O que tem nela? 'Nduja (embutido picante de carne de porco), queijo azul dinamarquês, cebola roxa
A pizzaria mais badalada de Copenhague, naquele que foi considerado o bairro mais legal do mundo pela Time Out em 2021, o Norrebro - também produz uma das receitas mais potentes e picantes desta lista. Atenção, na casa, todas as pizzas são grandes: uma fatia é basicamente metade das redondas que você encontraria em outros endereços.
7. Dough Hands, em Londres, Reino Unido
Peça pela... 'Jode'
O que tem nela? Tomate, muçarela, nduja, molho picante de mel, stracciatella (recheio da burrata), queijo grana padano, manjericão
Projeto pop-up do bar The Spurstowe Arms, a pizzaria Dough Hands faz sucesso desde o verão inglês de 2024 e agora ocupa também o pub The Old Nun's Head no sul de Londres, onde é comandado pela chef Hannah Drye. É ela quem prepara bordas crocantes, recheios molhadinhos e pizzas que foram consideradas uma explosão de sabor pela publicação.
8. Novo, na Cidade do Cabo, África do Sul
Peça pela... Fellini
O que tem nela? Linguiça fresca com erva doce, cebola roxa caramelizada e Fior di Latte
Novidade na Cidade do Cabo, a pizzaria de família tem conquistado os moradores pela qualidade dos ingredientes. Suas receitas geralmente são simples, mas as combinações interessantes de coberturas de primeira fazem a diferença sobre uma massa que passa por uma fermentação lenta durante 48 horas. O menu compacto também colabora para que os sabores disponíveis tenham sido aperfeiçoados ao máximo, de acordo com a revista.
9. Oobatz, em Paris, na França
Peça pela... Número 6
O que tem nela? O que o chef quiser! É ele quem escolhe as coberturas na hora
Pizzaria do ex-padeiro Daniel Pearson, a Oobatz foi inaugurada apenas em junho de 2024, mas já faz sucesso não só pelo ambiente chique, mas por massas excepcionais que utilizam seis farinhas tradicionais, passam por uma fermentação natural e descansam por 36 horas. O menu só tem seis opções, sendo as cinco primeiras pedidas clássicas. Mas a última é sempre uma surpresa - é o pizzaiolo quem decide o que vai nela, assada sempre rapidamente a 400ºC/
10. Baldoria, em Madri, na Espanha
Peça pela... Búfala Fest
O que tem nela? Molho de tomate assado San Marzano, muçarela de búfala, tomates-cereja confitados, parmesão crocante, manjericão e molho pesto
O Baldoria não é uma pizzaria, mas um restaurante italiano que se inspira na ilha da Procida, próxima a Nápoles em seu menu. O chef Ciro Cristiano trouxe um lendário forno napolitano para o local para preparar justamente pizzas em cerca de um minuto e meio, a 420ºC.
As massas passam por um processo cuidadoso de 24 horas de fermentação, 24 horas de descanso e uma pré-fermentação com biga. As seis ou sete opções de pizza são trocadas regularmente do cardápio, de acordo com os ingredientes da estação. A Búfala Fest, no entanto, se mantém firme e forte o ano todo - e seu aroma explica o sucesso..
Para conhecer o restante da seleção de pizzas vencedoras, é só conferir o site da timeout.com.