Antigo iate de líder da Iugoslávia vai virar hotel e museu na Croácia
O iate restaurado do ex-líder iugoslavo Josip Broz Tito está sendo convertido em um hotel e um museu dedicado à história turbulenta da embarcação, de transportadora de banana a ponto de encontro de estadistas mundiais.
Ancorado no porto adriático de Rijeka, na Croácia, o Galeb (Gaivota) será aberto ao público em sua nova função no próximo ano.
O navio foi construído em 1938 na Itália para transportar bananas da África. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi usado primeiro pela Marinha italiana e depois pelos alemães e afundado por aviões aliados no final da guerra.
Na Iugoslávia comunista, foi recuperado e transformado em um iate usado por Tito em suas muitas viagens pelo mundo.
Durante esse tempo, Galeb recebeu mais de 70 estadistas - reis, presidentes e primeiros-ministros - e desempenhou um papel importante para o Movimento dos Países Não-Alinhados durante a era da Guerra Fria.
Tito morreu em 1980 e após o colapso da Iugoslávia nas guerras dos Bálcãs na década de 1990, Galeb enferrujou até que a cidade de Rijeka decidiu comprá-lo.
"Espero que o navio seja concluído para seu novo propósito no primeiro semestre de 2021", disse o prefeito de Rijeka, Vojko Obersnel, à Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.