Topo

"Sacrebleu"! Cervejeiros franceses usam algas para fabricar cerveja azul

A cerveja azul Line, que tem o pigmento ficocianina, derivado da alga spirulina, acrescentada ao seu preparo - Reprodução/Instagram
A cerveja azul Line, que tem o pigmento ficocianina, derivado da alga spirulina, acrescentada ao seu preparo Imagem: Reprodução/Instagram

Ardee Napolitano

da Reuters, em Roubaix, na França

04/02/2022 10h58

Uma cervejaria francesa começou a utilizar algas com um pigmento natural para deixarem suas cervejas azuis.

A cerveja, que é batizada com o nome "Line", é o resultado de uma aliança entre uma empresa que quer popularizar a alga como um suplemento de dieta e de uma cervejaria artesanal próxima que buscava uma maneira de tornar suas bebidas mais diferenciadas.

A cerveja está vendendo bem, disse Sebastien Verbeke, funcionário da Hoppy Urban Brew, que fabrica a bebida.

"Está recebendo um interesse enorme, e atraindo a curiosidade de parte do público", disse.

A tintura azul vem da spirulina, uma alga que é cultivada por uma empresa chamada Etika Spirulina, no norte da França. O componente da spirulina que garante a cor azul, chamada ficocianina, é então acrescentada à cerveja durante o processo de preparo.

Saboreando uma garrafa de cerveja fresca, a funcionária da cervejaria Mathilde Vanmansart a descreveu como lupulada, leve, com notas frutadas, enquanto a única evidência da alga adicionada é a cor distinta.

Xavier Delannoy, cuja fazenda providencia a spirulina, afirmou que após as últimas levas, a cervejaria concluiu que a mistura agradou os clientes.

Ele disse que 1.500 garrafas da cerveja azul foram vendidas entre outubro e dezembro do ano passado, e que a cervejaria agora se prepara para escalar a produção para atender a demanda.