Topo

Chef lança comida para bebês na França inspirada em receita brasileira

A chef brasileira Rebecca Lockwood - Reprodução/Instagram
A chef brasileira Rebecca Lockwood Imagem: Reprodução/Instagram

da RFI

21/12/2021 14h47

A chef brasileira Rebecca Lockwood se formou na prestigiosa escola de cozinha Cordon Bleu em 2001. Desde então, trabalhou em diferentes restaurantes pela Europa e até teve seu próprio restaurante. Rebecca, que foi chef particular da cantora Madonna, acaba de lançar no mercado francês uma papinha para bebês com gostinho bem brasileiro: o escondidinho.

Nesta entrevista para a RFI a chef brasileira conta como a sua receita brasileiríssima chegou à Blédina, marca que lançou a papinha: "Eles estavam em busca de novos sabores para abrir as papilas gustativas dos bebês e procuravam receitas do mundo. Eu me candidatei com uma receita de escondidinho de frango com creme de milho e batata-doce e fui uma das escolhidas", conta Rebecca, que veio morar na França há cinco anos, depois de ter trabalhado durante um ano como chef da cantora Madonna.

Rebecca também dá a receita original para que os pais possam reproduzi-la em casa para o resto da família, já que a papinha comercializada para bebês respeita normas sanitárias muito rígidas e não pode levar sal, por exemplo.

O projeto com a marca Blédina é uma parceria com a Meet my Mama, explica Rebecca. "'Meet my Mama' é uma startup francesa que trabalha com mulheres chefs do mundo e as ajuda a viverem de sua paixão aqui na França. São muitas nacionalidades, muitos níveis, mas sempre mulheres", conta Rebecca, que também escreve sobre gastronomia para revistas do Brasil.

"Na época do confinamento, a gente começou a fazer comida para os que não tinham dinheiro para comprar", conta a chef, que em seguida, também com a startup, começou a criar pratos prontos para os supermercados, numa época em que os restaurantes estavam fechados. Nesta fase, ela criou receitas como salmão ao molho de maracujá, poke bowl do Brasil com abacate, quinoa e cumaru, entre outros sabores, para uma grande rede de supermecados francesa.

Rebecca Lockwood também foi premiada em um outro projeto inovador em Paris, uma incubadora de chefs chamada "For the Love of Food", em que chefs de diferentes partes do mundo competiam entre si durante seis meses, cozinhando em restaurantes efêmeros. "Eu criei uma história baseada na mitologia amazônica e todos os pratos tinham alguma coisa com a mandioca, que é um ingrediente super versátil", diz a chef, que ganhou o prêmio do público com suas receitas inspiradas na região norte do Brasil.

Por fim, a chef compara a ceia de Natal brasileira à ceia francesa, que é quase completamente à base de frutos do mar, com ostras, ouriços, salmão — à exceção do foie gras, é claro, típico desta época do ano. "Em algumas partes do Brasil, principalmente no sudeste, a gente come bacalhau, mas aqui na França a ceia é praticamente toda do mar", comenta, acrescentando que dá para fusionar as duas tradições.

Rebecca, que hoje trabalha com catering e é chef de jantares de particulares, adianta que podem vir novidades para o público em 2022: "Estou negociando com um restaurante francês. Para saberem mais, me sigam no meu Instagram, @rebecca.chef".