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Brasileiros enfrentam dificuldades para obter autorização eletrônica de entrada no México

Voltar ao México está mais difícil para os brasileiros - Getty Images/iStockphoto
Voltar ao México está mais difícil para os brasileiros Imagem: Getty Images/iStockphoto

Larissa Werneck

Correspondente da RFI no México

20/06/2022 11h29

Centenas de turistas brasileiros com viagens marcadas para o México estão sendo prejudicados por falhas no site do Instituto Nacional de Imigração.

Adriana Maia, esteticista de Natal, no Rio Grande do Norte, está com passagens compradas para Cancun, para o próximo dia 23 de junho. O objetivo da viagem é levar os filhos Ana Vitória, de 15 anos, e Adrián, de 5, para reencontrar o pai, que é mexicano. Por causa da pandemia da covid-19 eles estão há um ano e três meses sem se ver.

"Minha filha escolheu essa viagem para comemorar os 15 anos dela. E meu filho mais novo não conhece os avós. A expectativa está muito grande", conta ela.

No entanto, a ansiedade para o encontro está ainda maior por causa da dificuldade que Adriana, e outras centenas de brasileiros, estão encontrando para retirar a autorização eletrônica que permite a entrada no país.

"Faz uma semana que estamos tentando. Eu estou dormindo só três horas por dia, minha filha já está chorando. Eu cancelei dez dias de atendimento aqui na minha clínica, comprei roupa para as crianças, a gente gasta muito com viagem. E eu estou muito abalada, não por mim, mas pelas minhas crianças", diz Adriana.

Autorização eletrônica é uma exigência desde dezembro de 2021

Desde 2013, o México não solicitava vistos para os brasileiros que chegam ao país por via aérea, assim como o Brasil não solicita vistos para os mexicanos. Mas, esse acordo entre os dois países mudou no dia 11 de dezembro do ano passado, quando as autoridades migratórias do México passaram a exigir uma autorização eletrônica para brasileiros entrarem no país, o que permite que os turistas permaneçam em território mexicano por até 180 dias.

Adriana Maia e os filhos estão com passagem marcada para o México, mas aguardam visto - Arquivo Pessoal/Cedido à RFI - Arquivo Pessoal/Cedido à RFI
Adriana Maia e os filhos estão com passagem marcada para o México, mas aguardam visto
Imagem: Arquivo Pessoal/Cedido à RFI

O documento é necessário para todos os brasileiros que queriam visitar o México, exceto para os que têm visto válido ou residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido ou países que pertencem ao espaço Schengen (Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça).

Na época, o governo mexicano informou que o novo protocolo foi criado para "responder ao aumento substancial de brasileiros que entram no país para outra finalidade que não o turismo", numa referência às pessoas que chegaram ao México para tentar atravessar a fronteira com os Estados Unidos de maneira irregular.

Problemas no site e nos consulados

A autorização é gratuita e deve ser solicitada no site do Instituto Nacional de Imigração. Mas, há cerca de dez dias o sistema está apresentando problemas técnicos, e turistas com passagens compradas para os próximos dias não estão conseguindo processar o pedido, que deve ser feito com o máximo de trinta dias antes da data da viagem.

Por causa do problema, a orientação é que os turistas procurem os consulados do México no Brasil para pedir o visto impresso no passaporte, que custa 48 dólares, o que equivale a cerca de 235 reais, e tem validade de seis meses. No entanto, pelo aumento da demanda, os brasileiros não estão conseguindo agendar as entrevistas para solicitar o documento.

Familia de Silvia fazendo mutirão para tirar a autorização eletrônica - Arquivo Pessoal/Cedido à RFI - Arquivo Pessoal/Cedido à RFI
Familia de Silvia fazendo mutirão para tirar a autorização eletrônica
Imagem: Arquivo Pessoal/Cedido à RFI

Silvia Ferreira Lima, de São Paulo, foi uma das que não conseguiu horário de atendimento no consulado. Com viagem marcada com a família para Cancun para o próximo dia 23 de junho, ela precisou fazer uma verdadeira força tarefa para conseguir a autorização eletrônica.

"É um sonho de família. A minha irmã já conhece e se encantou, e quando teve a oportunidade de a família inteira tirar férias nós compramos a passagem. Mas foi lá no início da Pandemia e já adiamos duas vezes. Estamos tentando o visto eletrónico há quinze dias e fomos no consulado e não conseguimos. Nós estamos em uma maratona de sete computadores. A gente começa às duas da tarde e vai até às duas horas da manhã.", explica Sílvia que, felizmente, conseguiu, nesta sexta-feira, emitir a autorização para todos os familiares.

Governo brasileiro está acompanhando a situação

Em nota oficial publicada no site do Ministério das Relações Exteriores e também nas redes sociais, o governo brasileiro informou que o Itamaraty está "acompanhado com preocupação os relatos de centenas de brasileiros impossibilitados de tramitar a autorização eletrônica para ingressar no México" e que está em diálogo com as autoridades migratórias do país, além da Secretaria de Relações Exteriores e da Secretaria de Turismo, para resolver o problema.