Topo

Drinque para rico: gelo de icebergs em bares de luxo de Dubai causa revolta

Iceberg na Groenlândia; empresa leva pedaços de gelo já desprendidos para Dubai Imagem: Olivier MORIN / AFP

27/02/2024 04h00

O gelo, já desenvencilhado dos icebergs formados há centenas de milhares de anos, é recolhido do oceano pela empresa Arctic Ice, que o armazena em compartimentos refrigerados e o transporta de barco até os Emirados Árabes Unidos.

Em Dubai, a iguaria é encontrada em drinques em bares e hotéis de luxo, e também pode ser apresentada como uma atração à parte, na decoração.

Já sabemos que os ricos são os causadores da maior parte das emissões de CO2. O que estamos falando aqui é pegar gelo que está a perigo na Groenlândia, justamente por causa do aquecimento global, e levar esse gelo até Dubai para ser consumido pela elite do mundo.
Heidi Sevestre, glacióloga do Programa Internacional de Monitoramento do Ártico

O uso do gelo, explica Sevestre, faz parte das tradições dos povos locais e ele já é explorado por diversas pequenas e médias empresas. A especialista confirma que este gelo demora mais a derreter e resulta em uma das águas mais puras que existem no mundo, com frequência recompensadas com prêmios de 'sommeliers' de água mineral.

"Na Groenlândia, usar o gelo das calotas glaciais, dos icebergs, é uma coisa bem tradicional. É cultural, na verdade: é uma fonte de água pura. Mas é claro que enviar este gelo longe, para Dubai, nos Emirados, só pode ser prejudicial ao meio ambiente, mesmo que a empresa diga se esforçar para baixar ao máximo a pegada de carbono dessa operação", afirma.

Tenho a impressão de que eles estão subestimando o impacto negativo da atividade deles para o meio ambiente.
Heidi Sevestre, glacióloga do Programa Internacional de Monitoramento do Ártico