Na segunda (18), aconteceu o improvável. No episódio final da primeira temporada do reality norte-americano de culinária "The Julia Child Challenge", quem desbancou sete cozinheiros amadores foi uma brasileira de Rondônia: Jaíne Mackievicz, de 29 anos.
Produzida pela Food Network, a série de seis episódios foi um tributo ao legado de Julia Child (1912 - 2004). Mistura de Ofélia, Palmirinha e Ana Maria Braga dos Estados Unidos, a californiana levou o fogão e as panelas para dentro da TV — sua história foi contada no filme "Julie & Julia", com Meryl Streep no papel da apresentadora.
Com irreverência e bom humor, ensinou, durante quarenta anos e por meio de dezenas de livros e shows, o bê-á-bá que aprendeu na prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu para o país que só queria saber de fast-food.
Trata-se de um feito reconhecido por craques como o chef-viajante Anthony Bourdain (1956 - 2018):
"Julia Child foi a figura mais importante, influente e com poder de mudança da história da gastronomia americana. Tudo se volta para ela".
A cada programa, os competidores foram recebidos por vídeos antigos da própria cozinheira e tiveram a tarefa de reproduzir e recriar pratos célebres da apresentadora. Para Jaíne, a premiação foi um encontro entre mestre e pupila:
De alguma maneira, Julia estava lá e eu também. É a realização do sonho de uma vida".
Abaixo, a rondoniense conta como seguiu os passos da ídola até chegar no reality, que promete estrear no Brasil em 28 de junho no streaming Discovery. Confira ainda, nos quadros com frases, algumas das tiradas mais marcantes de Julia Child ao longo de sua carreira.