A Serra da Mantiqueira tem algumas das paisagens mais belas do Brasil. As montanhas cobertas por Mata Atlântica e araucárias formam vales que guardam alguns tesouros: casarões históricos, vilas caipiras, pastos de gado, plantações de banana e vastos cafezais.
Nascido ao pé da serra, na cidade de São José dos Campos (SP), o fotógrafo Ricardo Martins tem se dedicado a registrar as belezas da região. Publica seus ensaios em livros que ele mesmo edita pela editora que criou, a RM Produções. Foi na pequena cidade de Cristina (MG) que um novo mundo se descortinou para ele: o dos cafés especiais.
Até então, para Martins, não havia nada melhor do que as versões "extra forte" vendidas nos supermercados do país. Naquele pedacinho do Sul de Minas, porém, ele pode provar bebidas preparadas a partir dos grãos que, até há pouco tempo, só eram exportados. Para nós, brasileiros, ficava o produto de menor qualidade.
"Nunca pensei que fosse tomar café como tomo vinho", diz o fotógrafo que há tempos tem o hábito de degustar boas taças. O encantamento levou à ideia de um novo projeto: fotografar os cafés, as plantações e os produtores. O resultado está publicado no livro "Cafés da Mantiqueira", que Martins acaba de lançar. A obra traz QR codes que dão acesso a pequenos vídeos com os bastidores dos ensaios.