Braço direito do chef-televisivo Claude Troisgros, João Batista Barbosa de Souza, 56, ficou conhecido como Batista, ou "Batiste", como costuma dizer o amigo, com o sotaque carregado.
Natural da Paraíba, ele conheceu seu mentor francês quando chegou ao Rio de Janeiro, aos 17 anos. Ao longo de quase quatro décadas, os dois firmaram uma parceria de cozinha, de programas de TV e de vida.
Este mês, a dupla se prepara para dar mais passos importantes: estrear a terceira temporada de "Mestres do Sabor", que vai ao ar na Globo na quinta (6), e inaugurar um restaurante.
O nome do novo estabelecimento vai direto ao ponto: essa é a vez Do Batista. Enquanto Claude entra como sócio, o cozinheiro será chef na casa que dispensa estrangeirismos no letreiro e no cardápio.
Os clientes que forem ao espaço, instalado no Taste Lab, espécie de praça de alimentação chique do Norte Shopping, no Rio de Janeiro, vão desfrutar simultaneamente de pratos brasileiros e da simpatia do paraibano que ganhou não só o coração do chef francês, como dos cariocas e de todo o país.