Há 60 anos, no final de 1963, uma empresa italiana de borracha anunciou um dos produtos de marketing mais bem sucedidos de todos os tempos: o Calendário Pirelli, ou simplesmente "The Cal". Ao longo de seis décadas, a empresa produziu 49 edições, com pausas provocadas por crises econômicas e sanitárias, como a pandemia de covid-19.
Os detalhes sobre a edição mais recente, de 2023, foram divulgados em novembro do ano passado. Produto de origem popular — as folhinhas com mulheres em trajes ínfimos eram comuns em borracharias de beira de estrada —, o Calendário Pirelli firmou-se como um produto de luxo ao associar-se com modelos e fotógrafos da moda.
"O Calendário Pirelli é um retrato fidedigno da moda, do tempo e do comportamento", afirma a consultora de moda e imagem e professora de história da moda Camila Mundell. "Cabelos molhados, maquiagem luminosa e roupas com brilhos desenham corpos que narram histórias de seu tempo. O tempo do calendário é o tempo da moda", reforça o comunicólogo Jackson Araújo, especialista em comportamento de moda e mídia.
Mas que tempo é esse?