O biquíni pode até não ter sido inventado nas linhas de baixo dos trópicos, mas foi nas areias das praias brasileiras que ele se popularizou, ganhou fama, se reinventou mil vezes e conquistou adeptas mundo afora. Hoje, o biquíni já é um senhor de mais de 70 anos.
Em 1946, o engenheiro automotivo francês Louis Réard, que na época administrava a loja de lingerie da mãe, apresentou duas pequenas peças e as chamou de "o menor maiô do mundo". Ele achou sua invenção explosiva e, por isso, a batizou de "biquíni", uma alusão ao Atol de Bikini, ilha localizada no Oceano Pacífico, onde eram realizados testes nucleares.
Se nos anos 1950 o biquíni entrou na história no cinema, eternizado por Brigitte Bardot com um modelo xadrez vichy no filme "E Deus Criou a Mulher", foi na década de 1960, no Brasil, que a peça se democratizou de vez e ganhou, digamos, traços mais tropicais.
Com as conquistas femininas e a revolução sexual dos anos 1970, a moda praia também evoluiu e foi, aos poucos, ganhando a cara que conhecemos hoje. Nossa ouviu personalidades brasileiras que ajudaram a construir essa história.