Do ponto mais ao norte do Maranhão ao extremo sul baiano, "o Nordeste é um templo de diversidade cultural". Assim define Elba Ramalho e assim o demonstra como curadora da temporada de Brasileiro: olhares sobre os sabores, saberes e belezas do nosso país.
Rejeitando as ideias de seca e miséria que se enraizaram no imaginário popular, a cantora prefere ver a região como uma rica fonte que está sempre jorrando e se renovando, sem jamais perder sua essência: a força de um povo otimista.
O melhor do Nordeste são os nordestinos. Sempre buscamos aceitação e nesta busca a alegria é um elemento precioso. O otimismo inerente nos faz seguir adiante"
"A região é repleta de belezas naturais e as pessoas que a visitam não procuram só seus pontos turísticos, mas também sua leveza", diz Elba.
Sim, ainda existem muitos muros de preconceitos para derrubar, ela reconhece. Mas comemora que, nos últimos anos, o Nordeste tenha conseguido mostrar mais de suas riquezas ao resto do Brasil e ao mundo. Riquezas como as que contamos a seguir.