O artesanato do Brasil é tão diverso quanto nosso povo. Em cada cantinho do país, artesãs e artesãos criam peças de todo tipo: de objetos de decoração a móveis e roupas. Quase sempre, usam como matéria prima recursos naturais próprios da região em que vivem, como madeira, barro, pedras ou couro.
Os brasileiros, porém, pouco conhecem sobre a arte popular de seus conterrâneos. Foi partindo dessa premissa que o publicitário Renan Quevedo se aventurou pelas cinco regiões do país para mapear o artesanato, buscar e divulgar histórias de artistas e ajudá-los a incrementar as vendas.
A curiosidade surgiu em 2012, na visita à exposição "Teimosia da Imaginação", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Embora fosse capaz de citar, de cabeça, vários nomes de artistas estrangeiros, ali Renan percebeu que nem ele, nem seus amigos conheciam os brasileiros que estavam expondo.
Fiquei impressionado com a criatividade para reaproveitar materiais e recursos ao produzir as obras"
Decidiu ver os artistas de perto. Numa sexta-feira, depois da sempre exaustiva semana de trabalho, dirigiu até o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. "Foram 14 horas dirigindo direto, 1150 quilômetros numa batida só", lembra.