Conhecer a Antártica é, para grande parte dos viajantes, a viagem de uma vida. Afinal, mesmo sendo possível fazer turismo no continente gelado desde 1966, eis aí, até hoje, o local mais selvagem e intocado que podemos visitar no planeta.
Nos últimos anos, a Antártica passou a figurar também num rol importante para o chamado turismo de "última chance": com a crise climática avançando duramente e o derretimento das calotas polares, não sabemos ao certo por quanto tempo ainda será possível visitá-la. Não à toa, o número de visitantes vem crescendo consistentemente a cada temporada na última década — com aumentos de até 84% em algumas operadoras internacionais, como a Intrepid Travel.
De acordo com a Associação Internacional de Operadores de Turismo Antártico (IAATO), responsável por regulamentar e fiscalizar o turismo na região, mais de 74 mil turistas viajaram para a Antártida na última temporada pré-pandemia. E os tempos pandêmicos estimularam ainda mais o interesse pelo continente.
Sonha em fazer essa viagem? Pois embarcamos no mais novo navio a explorar a região, o SH Minerva, da armadora Swan Hellenic Cruises, inaugurado no último Réveillon, para contar em detalhes como é fazer um cruzeiro de expedição à Antártica.