Todos os anos, a neve acumulada sobre as montanhas dá uma indireta para os praticantes de mountain bike e trekking. É hora de eles cederem espaço aos loucos e curiosos pelos esportes de inverno, cuja temporada vai de dezembro a abril no Vale do Tarentaise, o coração francês dos Alpes.
O local é quase um parque de diversões para as crianças e os adultos que sabem esquiar — ou que sonham em aprender. É lá que estão várias estações queridinhas, como Courchevel, Val d'Isere, Méribel, Les Arcs e La Rosière.
A última é a única com nacionalidade dupla: seus 160 quilômetros de pistas estão em zona franco-italiana. Isso significa que dá para cruzar a fronteira deslizando na neve e almoçar no país vizinho. Uma atração e tanto para os craques de esqui e de snowboard.
Já os visitantes de primeira viagem encontram outras vantagens. Quase metade dos trajetos apresentam nível de dificuldade equivalente às (poucas) habilidades dos principiantes e, de alguns pontos, é possível avistar o Mont Blanc, o monte mais alto da parte ocidental do continente (4.810 m), se as nuvens permitirem.
De olho nos profissionais, nos amadores e especialmente em quem sai do Brasil no verão e chega ao inverno europeu, o Club Med inaugurou em La Rosière um novo resort homônimo, com escola de esqui e acesso direto às pistas da estação.