A síndrome de vira-lata também passa pela cozinha. Seja por quem consome ou por quem prepara, o arroz e o feijão ainda são desvalorizados. Mas o cenário está em transformação. E graças a chefs resignados que, mesmo conhecendo outras culinárias do mundo, escolhem usar a sua bagagem para cozinhar o Brasil.
De tamanho continental, o nosso país é um prato cheio para os que topam devorá-lo. Há uma infinidade de técnicas, hábitos regionais e de ingredientes que nascem da terra com a maior biodiversidade do planeta.
É por isso que os cozinheiros que levantam essa bandeira tornam-se também pesquisadores. Percorrem as estradas, os rios, as cidades, as zonas rurais e até as florestas a fim de encontrar o que é nosso e trazer mais cultura para as mesas paulistanas.
Os três estabelecimentos escolhidos para o ranking de Melhor Restaurante Brasileiro de São Paulo, do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, expressam, cada um à sua maneira, respeito e encantamento pelo o que vem de dentro.
O Prêmio Nossa é a eleição dos melhores bares e restaurantes de São Paulo, eleitos por um júri de 40 pessoas composto por jornalistas e especialistas do setor, influenciadores com foco em gastronomia e celebridades que amam circular pela cidade. Oito categorias também tiveram votação popular. Toda semana, até agosto, revelamos vencedores dos prêmios antecipados: conheça os bares e restaurantes campeões aqui.