Lado B de Salta
Existem três crianças congeladas em exibição em um discreto museu de Salta, na Argentina. Muitos brasileiros que têm descoberto a charmosa cidade no norte do país recentemente, depois que ela passou a receber voos diretos do Brasil, nem se dão conta, mas trata-se de um dos maiores achados da arqueologia mundial.
La Niña del Rayo, el Niño e Doncella morreram 500 anos atrás em um ritual de sacrifício dos incas aos deuses e foram encontradas em 1999 durante uma expedição científica à montanha de Llullaillaco.
Desavisados, alguns brasileiros que visitam Salta mal conhecem a história dos "Niños de Llullaillaco". Estão entretidos caminhando pelo centro histórico, provando as mais famosas empanadas argentinas - as salteñas - e tomando alguns dos melhores vinhos brancos do mundo, produzidos ali na vizinha Cafayate.
Para quem se interessa por montanhas e viagens de carro, o MAAM pode ser o ponto de partida inspirador de uma road trip ímpar: pelas alturas remotas do Deserto da Puna, o fantástico lado B da província de Salta.