"Phygital"
O misto entre o digital e o físico
Há um ano, a São Paulo Fashion Week vinha realizando edições completamente digitais. A iniciativa foi tomada em consequência da pandemia do coronavírus e, durante esse período, as marcas brasileiras no line-up puderam se aventurar em produções audiovisuais para apresentar as suas coleções "sem que houvesse uma primeira fila" — uma vez que as apresentações eram todas transmitidas on-line, a quem quisesse ver.
A adaptação (mais do que) necessária do maior evento de moda do Brasil rendeu bons frutos, oferecendo novas formas de narrativas a serem contadas a partir da moda.
Duas temporadas se passaram e a decisão de retornar ao presencial, entre os dias 17 e 21 de novembro, foi tomada, mas sem deixar de lado também os fashion films. Estreou-se então o "phygital", uma mistura entre os desfiles digitais e físicos — sendo esses últimos, em sua maioria, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.
Com 49 marcas presentes, os estilistas brasileiros mostraram a partir de suas visões como a moda está despertando do longo tempo de confinamento. Físico e mental. Esse "acordar" exaltou um olhar otimista para o "pós-pandemia", abordagens técnicas mais livres e a diversidade brasileira. Tudo a partir de uma perspectiva mais esperançosa para o futuro.
Abaixo, registramos alguns dos melhores momentos da semana de moda: as discussões abordadas, os famosos que foram destaque das marcas e os resumos de cada um dos dias.